em

Evento reúne descendentes da imigração holandesa em Carambeí

Entre os dias 17 e 21 de julho, a cidade de Carambeí foi palco da 41º edição da Olimpíada Intercolonial Holandesa, maior encontro anual de descendentes da imigração holandesa no Brasil, conhecido como Zeskamp. Cinco mil pessoas, entre familiares e jovens das colônias das cidades de Arapoti, Carambeí e Castrolanda no Paraná, Campos de Holambra e Holambra I, que ficam em São Paulo, e Não-Me-Toque, no Rio Grande do Sul. O evento durou dos cinco dias e contou com apresentações artísticas, competições esportivas, gincanas e jogos de mesa. Ao final dos jogos, a colônia de Carambeí foi a campeã nas modalidades esportivas e Castrolanda venceu o Zeskamp.

Numa tradução livre, Zeskamp pode ser chamado de jogos das seis colônias. O tradicional evento, que contou com a participação da Associação Cultural Brasil-Holanda (ACBH), é importante não apenas por reunir os descendentes de holandeses, mas para  preservar a cultura do País. “É interessante observar as famílias participantes: você vê avós que antes eram integrantes de equipes e que agora acompanham e torcem por seus filhos e netos”, afirma o presidente da ACBH, Koob Petter. Segundo ele, os jogos são bastante disputados, mas a colaboração e a animação é que dão o tom. “Mesmo em clima de competição, tem times que se juntam para formar um terceiro ou acontece de uma pessoa se oferecer para completar um time”, explica.  

Durante os jogos, a ACBH divulgou algumas de suas atividades, como a Revista Regenboog, que circula entre os holandeses no Brasil, e explicando sobre o novo departamento da associação: o Global Integration – um projeto para estimular jovens a buscarem experiências no exterior, sendo a Holanda um dos principais destinos. 

Uma das apoiadoras do evento foi a Unium – marca institucional das cooperativas Frísia, Castrolanda e Capal, além do Moinho Herança Holandesa. “Para nós, é extremamente importante apoiar um evento que carrega toda a cultura e história desses descendentes. Vai ao encontro do que trilhamos, como o desenvolvimento da nossa marca do moinho, por exemplo, onde a origem e a tradição vieram a partir dos holandeses”, comenta o gerente de marketing da Unium, Cracios Consul.  

Futsal, futebol de campo, futebol society, vôlei, vôlei de praia, tênis e o tradicional rummikub, jogo de mesa que combina elementos de dominó, carta e xadrez, foram as modalidades praticadas. “Outra atividade que tivemos foi o Mini-Zeskamp: as crianças usaram as camisetas das seis cores das colônias, mas os grupos para a brincadeira eram mistos. Foi uma forma de despertar nas crianças a importância da integração e ao mesmo tempo o gosto pelo Zeskamp”, finaliza Petter.

Sobre a Unium

A Unium é a marca institucional das indústrias das cooperativas Frísia, Castrolanda e Capal e representa os projetos em que as cooperativas paranaenses atuam em parceria. As marcas reunidas pela Unium são reconhecidas pela qualidade e excelência, e entre elas está a Alegra.

A Unium também conta com três marcas de lácteos: Naturalle – de produtos livres de aditivos -,Colônia Holandesa e Colaso. No setor de grãos, a Unium conta com a marca Herança Holandesa – farinha de trigo produzida em uma unidade totalmente adequada à ISO 22.000, o que a qualifica com elevados padrões de exigência.

Sobre a ACBH

A Associação Cultural Brasil-Holanda (ACBH) é uma organização formada por holandeses e descendentes de holandeses no Brasil, oriundos de diversas colônias. Visa preservar o patrimônio histórico artístico e cultural  holandês e brasileiro para a posteridade. Também quer incentivar, desenvolver e divulgar as várias formas de expressão cultural. Mais informações: https://www.acbh.com.br/

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.