em

Evento apresenta projeto ‘Escola restaurativa’

Uma parceria entre Instituto Mundo Melhor (IMM), Núcleo Regional de Educação e o Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de Ponta Grossa, apresentou para os diretores das escolas estaduais o projeto 'Escola Restaurativa'.

Esse projeto consiste em resolver os conflitos no ambiente escolar por meio do diálogo. O programa já é praticado em cinco escolas do município e agora deve ser expandido para outros colégios que queiram adotar essa prática. De acordo com a juíza coordenadora do Cejusc, Larissa Muniz, a experiência já ocorre há quatro anos em alguns locais e os avanços são significativos. "O colégio Borell é maior exemplo que o projeto faz a diferença. Recebíamos vários processos de atos infracionais dos alunos. E depois da implementação desse processos das práticas restaurativas, não recebemos há quase dois anos processos com violência física do colégio", explica.

A Chefe do Núcleo Regional de Educação de Ponta Grossa, Carmen de Souza, conta que o objetivo do evento é mostrar para os diretores o funcionamento do projeto e como ele pode ser aplicado nas escolas. "Queremos sempre que o convívio no ambiente escolar seja saudável para os alunos, professores e funcionários. A escola restaurativa pode proporcionar uma melhora para todos que estão incluídos na comunidade escolar. Só vemos benefícios em expandir esse projeto", comenta.

Em Ponta Grossa, o programa tem como base a lei municipal n° 12.674 de 2016 e as práticas restaurativas estão presentes no Poder Judiciário em diversas demandas, como conflitos familiares, violência doméstica, crimes de médio e menor potencial ofensivo e aqueles que envolvem adolescentes em atos infracionais e crianças em situações de risco. As situações podem ocorrer no ambiente escolar ou familiar, que serão mediados pelo programa.

Os diretores, professores, funcionários e alunos recebem um curso para entender como agir através do diálogo em diversas situações. O projeto é praticado em Ponta Grossa, Guarapuava, Wenceslau Braz e Curitiba. Além disso, a comunidade escolar envolva do local também recebe treinamento para auxiliar o colégio.

Diretores de escolas estaduais participaram do evento (Foto: José Aldinan)

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.