em

EstaR digital amplia notificações em 62% em Ponta Grossa

O número de notificações sobre estacionamento irregular nas vias urbanas de Ponta Grossa aumentou significativa ao longo de 2018, conforme aponta uma levantamento realizado pela AMTT a pedido do Diário dos Campos. Segundo a autarquia, entre junho e dezembro de 2018, o número de avisos de irregularidade foi 62,3% maior que o verificado no mesmo período, em 2017.

A justificativa para o aumento está no uso da tecnologia. Em junho do ano passado os agentes que atuam na fiscalização do Estacionamento Regulamentado (EstaR) começaram a usar o aplicativo eletrônico que, segundo a assessoria de imprensa da AMTT, permite aplicar a notificação apenas digitando a placa do veículo, a vaga na qual ele está estacionado, e anexando uma foto do carro. O registro da notificação é impresso na mesma hora. Anteriormente, o agente precisava preencher um formulário.

Essa mudança deu agilidade no trabalho de fiscalização e, sem aumentar o número de agentes, foi possível aplicar um total de 114.732 no período, 44.063 a mais que no mesmo período no ano anterior, quando tudo ainda era analógico.

Com isso, os condutores menos atentos ou apressados precisam cuidar ainda mais com o esquecimento sobre o registro de uso das vagas, já que essa falta significa R$ 20 a menos no bolso. A AMTT também criou novos pontos para regularização das notificações, o que pode ocorrer na sede localizado no edifício Guaíra, em guichê na Estação Arte (Parque Ambiental) e no escritório da autarquia da Nova Rússia, junto ao pátio da avenida Ernesto Vilela. A regularização também pode ser feita com a maioria dos agentes de EstaR.

 

Regularizações

Das notificações aplicadas em 2018, 9% se tornaram multas (quando a regularização ocorre somente após 15 dias do aviso), 71% tiveram bonificação (quando a regularização ocorre em até 72 horas e parte da taxa de regularização é trocada por créditos para estacionamento) e 20% regularizaram a notificação dentro de 15 dias, evitando assim que a notificação se tornasse multa e caracterizasse infração de natureza grave, conforme previsto no Código de Trânsito Brasileiro.

 

Modernização

Ao longo do último ano, a AMTT realizou uma série de alterações no serviço de EstaR, com objetivo de modernizar o sistema. A discussão sobre a implantação de tecnologia para isso já durava anos, mas foi em 2018 que se tornou realidade. Atualmente, o sistema está na transição final que consiste em eliminar o uso dos blocos de papel e utilizar, exclusivamente, os créditos inseridos via aplicativo de celular ou através da solicitação diretamente aos agentes.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.