em

Estação Saudade recebe gradil em sua fachada

Foto: Fábio Matavelli

A Unidade SESC Estação Saudade, localizado no Centro de Ponta Grossa, está executando neste mês a instalação de cerca de metal no entorno do imóvel. Os trabalhos tiveram início neste mês, conforme antecipado pelo Diário dos Campos e portal dcmais, em reportagem publicada no mês passado.

A administração do SESC já explicou que a cerca tem como objetivo a preservação do patrimônio público – o imóvel é bem tombado pela Curadoria de Patrimônio Histórico do Estado do Paraná e pelo Conselho Municipal de Patrimônio Cultural desde 1990 – e segurança dos frequentados do local. No entanto, o equipamento divide opiniões.

Nas redes sociais, há aqueles que defendem a medida como forma de manter as características do prédio histórico, revitalizado pelo próprio SESC em 2019. Seria estratégia para evitar o acesso à antiga plataforma de embarque e desembarque de trens, nos horários em que o SESC não está em funcionamento. A cerca tende a inibir a ação de vândalos, por exemplo.

De outro lado, há quem critique o fato de a cerca prejudicar o aspecto visual do prédio que, justamente após a revitalização, voltou a ser um dos cartões-postais da cidade. São cidadãos que entendem a necessidade de proteção do local, mas preferem que essa responsabilidade esteja direcionada apenas a equipes de segurança – Guarda Municipal, Polícia Militar e agentes do SESC.

Independente dessa discussão, o SESC tem autorização para implantar a cerca, que agora deixa de ser uma intenção e se torna realidade, possivelmente por 25 anos.

Entenda o processo

  • Dezembro de 2019 – O SESC inaugura sua nova unidade no antigo prédio da Estação Saudade. A Fecomércio-PR restaura o imóvel, recebendo Escritura Pública de Concessão, podendo fazer uso do local por 25 anos, e podendo ser renovada por igual período. Uma das obrigação do SESC é arcar com custos de manutenção do imóvel.
  • Março de 2021 – Questionado sobre obras iniciadas, o SESC confirma que fará a instalação de gradil no entorno da Estação Saudade. Administração diz ter enfrentado pichações nos bancos e flagrar usuários de álcool e substâncias ilícitas no local. Instalação de grades é prevista para abril. O Compac, no entanto, informa não ter sido consultado.
  • Abril de 2021 – A instalação do gradil é interrompida.
  • Julho de 2021 – SESC informa que o gradil deve ser instalado ainda em julho. Coordenação do Patrimônio Cultural (CPC), da Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura, informa que expediu parecer favorável para a intervenção. SESC diz se tratar de gradil fino, que não impede nem reduz visualização do imóvel.
  • Agosto de 2021 – Instalação do gradil é efetivada.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.