em

Estação Saudade será contemplada com Museu Ferroviário

A Estação Saudade de Ponta Grossa será contemplada com o Museu Ferroviário. Uma reunião entre a Prefeitura Municipal e representantes do sistema Fecomércio/Sesc/Senac para discutir o restauro e revitalização do prédio da antiga estação. Na ocasião, o presidente Darci Piana, apresentou o Museu Ferroviário, que deverá integrar a estrutura do espaço e receberá doações da população visando o resgate histórico das ferrovias do Paraná.

Sobre as obras, Piana explicou que elas dependem de autorização dos órgãos culturais do Estado para que na sequência sejam licitadas. A previsão de entrega é o último trimestre de 2019. O secretário de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, Paulo Carbonare, destacou o Quadrilátero – que engloba desde a Estação Saudade até o Mercado Municipal – como vetor de desenvolvimento comercial e turístico.

O presidente do Sindilojas/PG, José Loureiro, indicou os benefícios para o comércio e o setor de serviços. “Cursos serão promovidos na Estação Saudade, que atrairá pessoas de outras cidades. Estas, virão gastar no nosso comércio, usar os nossos serviços e mostrar que esse projeto é um diferencial para Ponta Grossa”, frisou Loureiro.

Projeto de revitalização da Estação Saudade contempla Museu Ferroviário. (Foto: Prefeitura de PG/Divulgação)

Museu

Destacando Ponta Grossa como um importante entroncamento rodoferroviário brasileiro, o museu que será instalado no prédio do patrimônio, está aberto a doações de toda a população, que pode fornecer tanto materiais e objetos quanto notícias, documentos e fotografias relativas às locomotivas.

A identidade dos doadores será preservada e exposta na sala-museu, que deve ser inaugurada juntamente com o restauro da Estação Saudade – prevista para o final de 2019.

Outra novidade anunciada é a produção de um livro sobre a história da Estação Saudade, que está sendo produzido pelo escritor Miguel Sanches Neto, professor da Universidade Estadual de Ponta Grossa. O lançamento deverá ser feito junto à inauguração da estrutura revitalizada.

DOAÇÃO DE ACERVO

Os interessados em doar patrimônios devem procurar a unidade ponta-grossense do Sesc, localizada na Rua Theodoro Rosas, 1247.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.