Menu
em

Estação Saudade ficará pronta em novembro

As obras de restauro do prédio da Estação Saudade de Ponta Grossa deverão ser finalizadas até o final deste ano. De acordo com a assessoria de comunicação do Sesc-PR, responsável pela revitalização do local, o imóvel totalmente restaurado deverá ser entregue à população no dia 14 de novembro.

As obras começaram em janeiro deste ano e, até o momento, pouco mais de 24% dos trabalhos já foram concluídos. Segundo o Sesc-PR, a empresa contratada para realizar o serviço já fez todas as demolições necessárias; realizou o reparo da estrutura do telhado e substituição das telhas de cerâmicas; além de restaurar a escadaria de madeira, o piso e os pilares metálicos da plataforma do prédio da estação.

Equipes trabalham na substituição de telhas. (Foto: José Aldinan)

As próximas etapas da obra seguem com a instalação das telhas na plataforma; instalação de ar-condicionado; restauro de portas e janelas; pintura na parte interna e externa, com detalhes florais nas paredes; instalações elétricas e hidráulicas; instalação de louças e metais sanitários; restauro do forro de madeira; acabamento do piso do pavimento térreo; paisagismo e instalação de mobiliário.

Próximas etapas serão realizar o acabamento do piso do pavimento térreo. (Foto: José Aldinan)

 

Obras

Os recursos para as obras, no valor de R$ 4,99 milhões, foram destinados pelo Sesc-PR, que visa o desenvolvimento da cultura e qualificação em um só espaço. Para isso, além das melhorias no prédio, a revitalização contempla ainda a instalação de um café e um restaurante escola, do próprio Senac, para cursos profissionalizantes. Diversos cursos também serão ministrados na antiga estação.

"A população também poderá frequentar o lugar e usufruir deste espaço. Serão colocadas mesas, onde antes era o embarque de passageiros, para tomar um café à tarde, por exemplo", comentou o presidente do Sindicato do Comércio Varejista (Sindilojas) e representante da Fecomércio em Ponta Grossa, José Carlos Loureiro Neto, durante entrevista ao DC, em janeiro deste ano.

Aliado à gastronomia, o Sesc fará uso da estação para trabalhar com a parte cultural através de exposições, lançamento de livros e demais eventos.

Restauro vai preservar as peças originais do prédio histórico. (Foto: José Aldinan)

 

 

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile