em

Estação Paraná aguarda aprovação de projeto para restauro

Local tem várias pichações e deterioração na estrutura (foto: José Aldinan)

A Estação Paraná, localizada no Centro de Ponta Grossa, aguarda aprovação do projeto de restauro para que o governo municipal elabore uma licitação e inicie o trabalho no local. A informação foi confirmada para a reportagem do jornal Diário dos Campos e portal DCmais pela assessoria de imprensa.

De acordo com a Prefeitura de Ponta Grossa, o projeto de restauro já foi elaborado, e por “se tratar de Patrimônio Público Estadual, precisa de aprovação dos órgãos estaduais. Atualmente, aguarda aprovação da Coordenadoria do Patrimônio Cultural do Paraná. Só será licitado após a aprovação”, diz a nota.

A reportagem enviou solicitação à Coordenadoria do Patrimônio Cultural do Paraná sobre o andamento da aprovação do projeto, mas não obteve resposta até o fechamento desta matéria.

Projeto de restauro

De acordo com o secretário municipal de Cultura, Alberto Portugal, o governo municipal contratou a APPAC para elaborar um projeto de restauro da Estação Paraná para que o local receba todas as obras necessárias.

O contrato com a Associação de Preservação do Patrimônio Cultural e Natural (APPAC) prevê que o projeto de restauro contemple a estrutura geral, a do telhado, o reforço de alvenarias, as instalações hidráulicas e sanitárias, instalações elétricas e eletrônicas, climatização e prevenção ao incêndio.

Deterioração e vandalismo

Portugal ainda respondeu em uma publicação nas redes sociais, que apontava o estado de deterioração e também vandalismo na Estação Paraná, dizendo que “gostaria também que observassem que esta situação é um caso isolado, já que tantos outros imóveis públicos foram revitalizados e passam por constante manutenção”, diz a publicação.

Estação Paraná

A Estação Paraná é considerada a primeira estação ferroviária da cidade, inaugurada em 1894. Segundo o site oficial da prefeitura, servia de embarque e desembarque de passageiros, assim como para o transporte de cargas. O edifício foi tombado como patrimônio cultural do Paraná em 1990.

Planos

No local funcionou a Casa da Memória até o ano de 2019. O acervo de fotos e documentos históricos do município foi movido da Estação Paraná para um imóvel alugado e diversos projetos já foram cogitados para o espaço.

Entre eles, estavam a sua cessão para uso da Polícia Militar e posteriormente a criação de um Museu do Operário, que seria feito através de uma parceria entre a prefeitura, o Operário Ferroviário Esporte Clube e a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Atualmente a Estação Saudade possui um Museu Ferroviário, inaugurado após a revitalização do espaço.

Leia mais: Super Real Lar marca reinauguração de loja no Centro; confira os detalhes

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.