Menu
em

Estação Arte vai abrigar hub de inovação em Ponta Grossa

Estação Arte fica no Centro de Ponta Grossa (foto: José Aldinan)

A Estação Arte, fundada em 1896 em Ponta Grossa, com objetivo de auxiliar no armazenamento de cargas do complexo ferroviário, agora terá uma nova funcionalidade: abrigará um centro de inovação.

O local foi transformado em um espaço de exposições culturais em 1996. Depois, em 2008 foi uma unidade do Mercado da Família. A Estação Arte ainda foi ponto central da vacinação contra covid nos anos 2021 e 2022. Agora, em 2024, o espaço será transformado em um hub de inovação para desenvolvimento econômico e impulsionamento de novos projetos.

A estação ficará sob posse e administração da Agência de Inovação e Desenvolvimento de Ponta Grossa e funcionará como sede do Vale dos Trilhos. “Vamos licitar agora as máquinas, mobiliários, além de outras estruturas necessárias para colocar o hub em prática. Queremos que no final de abril ou início de maio tudo já esteja funcionando”, explica Tônia Mansani, presidente da Agência.

O espaço será voltado para aceleração de empresas e startups, incubadora de negócios, economia criativa, qualificação profissional, desenvolvimento de pesquisas tecnológicas e de projetos de instituições de ensino e espaço coworking.

Projetos inovadores em PG

Em Ponta Grossa, o projeto ‘Ponta Grossa Mais Segura’ é acompanhado e desenvolvido pelo Vale dos Trilhos, que utiliza uma solução desenvolvida pela startup Metropolys (empresa incubada no Instituto de Tecnologia do Paraná).

O projeto visa a modernização dos sistemas de segurança urbana e trânsito, por meio da utilização de tecnologia de ponta, criação de modelos de controle e gestão e outras ações que estão mudando o conceito de gestão dessas áreas na cidade.

Dentre as novas tecnologias desenvolvidas está um semáforo em 3D, localizado na esquina das ruas Francisco Ribas com Saldanha da Gama, que reconstitui acidentes em 3D.

O que é hub de inovação?

Um hub de inovação é local de encontro de pessoas que buscam desenvolver e explorar o potencial empreendedor, tecnológico e inovador de uma ideia/projeto.

Na cidade de Ponta Grossa, o hub de inovação será aberto ao público, com espaço de coworking e projetos coordenados pela equipe do Vale dos Trilhos.

No Paraná, na última semana, o Governo do Estado inaugurou dois novos hubs de inovação: um em Curitiba e outro em Cascavel. Outros oito ainda devem ser abertos ao longo do ano nas seguintes cidades: Maringá, Guarapuava, Umuarama, Pato Branco, Foz do Iguaçu, Jacarezinho, Londrina e Paranaguá.

Recursos para o hub de inovação

O Governo do Paraná, por meio da Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), destinou o investimento de R$ 1,5 milhão para a Agência de Inovação de Ponta Grossa em dezembro de 2023.

De acordo com Tônia, a Estação Arte não passará por nenhum tipo de reforma, apenas adequações de instalações elétricas e colocação de pontos de conexão para que os projetos possam funcionar de forma adequada.

Leia mais: Veja quando começa a temporada de colheita do pinhão no Paraná

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile