Menu
em

Estação Arte tem grande fila por ‘xepa’ da vacina

Fila por vacina em Ponta Grossa

Foto: José Aldinan / Arquivo DC

A semana começou com grande fila na Estação Arte, no Centro. São dezenas de pessoas que tentam se cadastrar para a ‘xepa’ da vacina contra covid em Ponta Grossa. Nesta segunda, terça e quarta-feira, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) agendou a aplicação de 3,6 mil doses (1,2 mil por dia). Essa quantidade está disponível para dose de reforço (DR) dos ponta-grossenses que tomaram a 2ª dose até 30 de agosto. No entanto, o cadastro pelo site da Prefeitura terminou de forma relâmpago e culminou em grande procura pela ‘xepa’.

As pessoas que estão na fila podem esperar por até mais de quatro horas e saírem sem aplicação. Por isso, o Departamento de Imunização não oficializa a existência das sobras de vacinas.

Mas como desta vez o grupo convocado era grande demais e a quantidade de doses disponíveis para DR ainda é considerado pequeno, mais pessoas se juntaram na esperança de conseguir a vacina sem o agendamento no site. A equipe de aplicadores da Fundação Municipal de Saúde atende essas pessoas avaliando caso a caso.

A ‘xepa’ da vacina em Ponta Grossa se forma quando um cidadão agenda de forma errada no site da Prefeitura ou agenda e não comparece ao local de vacinação.

Essas doses então são remanejadas e podem ser aplicadas em pessoas que ficaram horas na fila da ‘xepa’. Contudo, a FMS reforça que ficar na fila não é garantia de conseguir a aplicação da vacina contra covid. A maioria das pessoas que ali ficam acabam saindo sem a imunização.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile