Menu
em

Escritora de PG vai ocupar cadeira deixada por Helena Kolody

Foto: Arquivo DC

A Academia Feminina de Letras do Paraná vai promover solenidade para dar posse às escritoras Luísa Cristina dos Santos Fontes e Tereza Cristina Karam. Na cerimônia, Luísa Cristina dos Santos Fontes, de Ponta Grossa, tomará posse da cadeira número 2, cuja Patrona é Júlia Augusta de Souza Wanderley Petrich e a 1ª Ocupante é Helena Kolody (a cadeira está vaga há 19 anos, desde o falecimento de Helena).

Tereza Cristina Karam vai assumir a cadeira número 28, cuja patrona é Mariana Coelho, a 1ª Ocupante é Odila Portugal Castagnoli e a 2ª Ocupante é Shyrlei Maria de Andrade Queiroz.

A solenidade será realizada na sede do Centro Feminino de Cultura do Paraná, em Curitiba, nesta sexta-feira (3), a partir das 15h. O evento é organizado pela Presidente da Academia Feminina de Letras do Paraná, escritora Madalena Ferrante Pizzatto. A AFLP foi fundada em 25 de novembro de 1970.

Perfil

Luísa Cristina dos Santos Fontes é professora aposentada da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Doutora em Literatura, com Tese sobre Helena Kolody e integrante fundadora da Academia de Letras dos Campos Gerais. Organiza coluna literária no Diário dos Campos desde 2009.

Dedica-se há 30 anos a pesquisar a literatura produzida por mulheres, com especial atenção às paranaenses. Publicou os livros Anita Philipovsky – a princesa dos campos; Literatura e mulher – das linhas às entrelinhas; A literatura de autoria feminina em suas interdi(c)ções; Roteiro Literário – Helena Kolody; Mulher e literatura – vozes consequentes; Biobibliografia da Academia de Letras dos Campos Gerais; O percurso de um poema; As janelas de Leonilda– a trajetória da escritora Leonilda Hilgenberg Justus; Estudinho sobre a origem da Saudade, entre outros.

Luísa Cristina sucederá as escritoras ponta-grossenses Leonilda Hilgenberg Justus e Emília Dantas Ribas, respectivamente ocupantes das Cadeiras 10 e 30.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile