em

Escoteiro de PG acaba em rota de tufão na Coreia do Sul

Pedro Liber Santos (primeiro à direita) é escoteiro há 10 anos. Imagem: Reprodução/WhatsApp

O escoteiro de Ponta Grossa Pedro Henrique Liber Santos, 17 anos, esteve na rota do tufão Khanum, na Coreia do Sul, enquanto participava do 25º Jamboree Escoteiro Mundial. Pedro é o único ponta-grossense entre os milhares de brasileiros que foram para o maior acampamento do Movimento Escoteiro do mundo. O Diário dos Campos e Portal DCmais conversou com Chrislayne Liber, mãe de Pedro, que contou mais detalhes sobre a situação de momento.

Escoteiro de Ponta Grossa vivenciou tufão na Coreia do Sul

Chrislayne conta que Pedro sempre teve muito interesse em ser escoteiro e participa do movimento há 10 anos. Ele pertence ao Grupo Escoteiro Campos Gerais (Gecage) e conseguiu ir para o Jamboree junto com o Grupo Escoteiro Nossa Senhora Medianeira, de Curitiba. Pedro embarcou para a Coreia do Sul na semana do dia 23 de julho e, durante o encontro, esteve acampado na cidade de SaeManGeum, sede do evento, situada em área litorânea, justo na rota do tufão Khanum.

A mãe conta ainda que nesta semana chegou a ficar 18 horas sem conseguir contato com filho, de segunda-feira (7) pra terça (8), o que gerou muita angústia. Na quinta-feira (10) aqui do Brasil, ela conseguiu falar novamente com Pedro, que afirmou estar bem e seguindo as orientações do governo coreano para o retorno dos escoteiros. A diferença entre os fusos horários do Brasil e da Coreia do Sul é de 12 horas.

“O tufão não passou na intensidade que se imaginava onde o Pedro estava, mas ainda assim causou inundações. Ele está agora com o grupo alojado na Universidade de Ciência e Tecnologia, em Dajeon, que o Governo conseguiu para eles, em um local mais tranquilo. Amanhã [sábado, dia 12 no Brasil] eles vão para Seul, devem chegar no Brasil na segunda-feira, dia 14, e no Paraná na terça, dia 15”, detalha a mãe.

Tufão Khanum

Imagem: Reprodução/Internet

Mesmo com as altas temperaturas, acima de 35ºC, que atingiram a Coreia do Sul, o país entrou na rota do Tufão Khanum. Anteriormente, o tufão causou estragos no Japão, onde deixou uma pessoa morta.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.