em

Escolas realizam atividades especiais no Dia da Consciência Negra

Diversas escolas da região realizaram, nesta quarta-feira (20), atividades especiais voltadas ao Dia da Consciência Negra. Uma das iniciativas foi no Colégio Estadual Espírito Santo, no bairro Colônia Dona Luiza, em Ponta Grossa.

De acordo com a diretora auxiliar, Bernadete Maria das Neves, todos os cerca de 400 estudantes participaram de algum tipo de trabalho relacionado ao tema. A entrada do colégio, as paredes e janelas do refeitório e até as portas dos banheiros se tornaram painéis que lembraram parte da contribuição afrodescendente no Brasil. "A intenção foi destacar a riqueza da cultura africana. Normalmente é lembrada a questão da escravidão, mas quisemos mostrar a beleza", diz Bernadete, que explica que a cultura africana já está inclusa na grade curricular, como prevê a legislação, mas que a data é um motivo a mais para trabalhar o assunto.

Os cartazes destacaram aspectos da história, arte, literatura e linguagem africana. Palavras do cotidiano, como fubá, tagarela, cachaça, canjica e moleque. Ygor Alexandre Kobay, aluno do sexto ano, ajudou a confeccionar uma coletânea de provérbios africanos. "Eu não conhecia essa frases. A professora trouxe e a gente montou", comentou. Houve até mesmo atividades culinárias, com a preparação de biscoitos feitos com ingredientes de origem africana.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.