em

Escola desenvolve cisterna para captar água da chuva

A escola municipal Maria Antonia de Andrade, localizada no Núcleo Santa Luzia, inaugurou, na última semana, o projeto 'Cada gota conta'. A intenção é conscientizar as crianças sobre a importância da água e como é possível utilizar a água das chuvas. Com o reaproveitamento, a escola fará a limpeza da quadra e pátio.

O equipamento foi uma doação da comunidade e vai trazer ganhos pedagógicos para a escola. “Essa água não é própria para beber, mas pode ser utilizada para lavar roupas por exemplo”, disse Guilherme Godoy, aluno do 5º ano.

Desde o mês de março, as crianças trabalharam em sala de aula sobre o valor da água, suas propriedades e usos. Elas também mobilizaram uma caminhada pelo bairro, abordando a importância da água, com folhetos com dicas de como economizá-la.

A preocupação também partiu da professora de Educação Física, Keli Daiani Muller, que percebeu que eram utilizados muitos litros de água para a lavar o pátio todo. “São mais de 40 litros para higienização, e com a construção da cisterna a água será suficiente para a limpeza semanal”, afirma a professora que também é coordenadora do projeto.

Os pais apoiaram e participaram da iniciativa da escola. “Achei muito interessante o projeto, porque trata de um assunto que nem sempre damos tanta relevância”, relata Crislaine Skalinski, mãe de Kauanny, do 4° ano.

Segundo a coordenação da escola, o projeto incentivou também o início da formação de uma horta escolar, que os alunos estarão cuidando e regando com a água reciclada.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.