em

Equipamento promete acelerar testes de tuberculose

A Secretaria de Estado de Saúde realiza, na tarde desta segunda-feira (2), a entrega de um aparelho de alta tecnologia para realização de testes rápidos para diagnóstico de tuberculose. Uma solenidade ocorre nesta tarde no Laboratório Municipal de Ponta Grossa para a apresentação da máquina, chamada Genexpert. Segundo a 3ª Regional de Saúde, com o equipamento, será possível detectar a doença por meio de análise molecular com apenas duas horas de espera.

A inclusão da máquina, que é de alta sensibilidade e especificidade, irá colaborar para a identificação e tratamento de pacientes nos 12 municípios que compõem a região. A expectativa é que serão realizados cerca de 6 mil exames ao ano, além de reduzir as chances de resultado falso negativo e possibilitar saber se o paciente tem resistência aos medicamentos ofertados no tratamento, que é gratuito.

O investimento para aquisição do equipamento é de US$ 17 mil pelo Ministério da Saúde, somados aos R$ 155 mil investidos pelo Governo do Estado para a compra de freezer, câmera frigorífica e refrigerador, necessário para seu funcionamento.

Sistema computadorizado permite análise de moléculas para diagnóstico mais preciso (José Aldinan)

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.