em

Entidades de PG fazem campanha para consertar estragos de tempestade

Foto: Divulgação

A tempestade da madrugada de quinta-feira (12) provocou avarias nos prédios da Instituição de Longa Permanência para Idosos São Vicente de Paulo e da Casa da Acolhida Vila Vicentina, em Ponta Grossa.

Tempestade em PG

Houve danos em toda extensão do telhado do asilo, especialmente no bloco que cobre a ala feminina, refeitório e ala de isolamento. O piso superior da ala coletiva feminina foi fortemente atingido, derrubando parte da cobertura e pedaços de forro. O vento arrancou partes da cobertura de policarbonato, levou telas de proteção de algumas janelas, a tampa da caixa d’água, trouxe galhos de árvore e espalhou folgas, terra e pedaços de telha por todo o pátio.

De acordo com Márcia Elaine Melller Schmidt, presidente da instituição, ontem foram feitos os reparos emergenciais, mas será necessária uma obra mais ampla. “Vamos iniciar uma grande campanha para ver se conseguimos fazer isso em breve. Como nossas edificações são antigas, não será possível fazer a reforma parcial, como troca de madeiras ou telhas. Terá que ser trocado madeiramento e telhado, e, para isso, será necessário o auxílio de toda a comunidade ponta-grossense, visto que o asilo não possui condições financeiras, uma vez que o custo da obra é bastante alto”, detalha Márcia.

Além disso, segundo ela, as condições climáticas atuais e a previsão da sequência do período chuvoso, exige urgência na tomada de providências para que essa situação não afete o bem-estar e o atendimento dos idosos. O Conselho Central de Ponta Grossa da Sociedade São Vicente de Paulo iniciou uma campanha para arrecadar fundos.

Doações também podem ser feitas através da chave pix (CNPJ) 80.233.737/0001-93.

Casa da Acolhida

A Vila Vicentina/Casa da Acolhida, que fica rua Doralício Correia, 316, em Uvaranas, na região do Hospital Vicentino, também precisa de ajuda. A tempestade provocou o destelhamento do salão principal, onde funciona o centro de convivência dos assistidos, e na sala de reunião. Os fortes ventos ainda arrancaram as telhas em outros pontos e levaram o beiral de um pequeno alojamento. Os prejuízos são calculados em aproximadamente R$ 10 mil. Apesar dos estragos, a Casa segue atendendo normalmente.

“Não houve acidente, apenas danos materiais. Danificou a cobertura e molhou móveis”, conta o presidente da Vila Vicentina, João Osório Carneiro da Matta. Uma campanha está sendo feita nas redes sociais para levantar doações em dinheiro, via PIX, para cobrir as despesas com os consertos. “Estamos preferindo que a ajuda venha via PIX porque a pessoa pode doar tipos de madeira e de telhas diferentes das que precisamos. Pode sobrar muito porque não deu certo. Não queremos que haja desperdício Necessitamos de um tipo de material específico para a cobertura. Pedimos e o pessoal, de pronto, nos atendeu. A ajuda ainda vem chegando. Antecipadamente, agradecemos muito os que, com certeza, vão nos ajudar”, destacou.

A chave PIX para as doações é o CNPJ: 80228687/0001-56. Quem preferir pode entrar em contato com a coordenação da Casa da Acolhida pelos telefones 3226-3983 ou 3235-5934.  

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.