Menu
em

Encontro ressalta importância do diálogo entre casais

O diálogo é o principal segredo para um relacionamento saudável. É nele que pode-se encontrar os caminhos a serem trilhados, onde pode-se conhecer um ao outro e a fortalecer os sentimentos que ajudam a fortalecer uma vida a dois. As palavras descritas no início desta matéria são do padre Fábio Sejanoski, responsável pelo Encontro Matrimonial Mundial (EMM), pela Diocese de Ponta Grossa, que acontece neste final de semana no Centro de Formação Passionista (Cepa).

O evento é uma oportunidade para que os casais possam fortalecer o relacionamento através do diálogo e para que consigam pensar sobre a vida a dois, compartilhar sentimentos, esperanças e alegrias. "Este encontro, que teve origem na Espanha na década de 1950, oferece às famílias uma oportunidade gigantesca de autoconhecimento, proximidade e intimidade entre o casal e entre todos da família. Tudo isso serve para fortalecer o relacionamento que, muitas vezes, se desgasta por falta do diálogo", explica o padre.

O sacerdote explica que o encontro realiza a mesma metodologia utilizada no mundo todo. "É oferecido ao casal exercícios de diálogo para fazer consigo e com seu cônjuge. Gradativamente o casal aprofunda-se no diálogo tocando em diversos temas relacionados ao seu relacionamento. Este diálogo é mesclado com testemunhos e vivências de três casais servidores e um sacerdote, o qual é fundamental no encontro".

Para o padre, a partir do encontro, os casais terão um novo jeito de olharem para si mesmo como pessoa e como casal. "É uma oportunidade para que o casal não se fixe nas periferias do relacionamento com coisas que não são as mais importantes. Este encontro convida os casais a olharem para o núcleo do seu relacionamento e, como casal, testemunharem ao mundo um jeito novo e simples de amar, de se compreenderem e da possibilidade de continuarem juntos, amando-se independente das dificuldades", destaca.

Casal Patrícia e Gilson fazem parte da equipe eclesial que coordena o encontro. (Foto: Fábio Matavelli)

Como funciona

Além das dinâmicas voltadas ao diálogo, os casais ficam imersos no encontro durante três dias. A utilização de celulares também não são permitidas durante a realização do encontro. "O encontro é profundamente voltado para o casal. A convivência com outros casais passa a ser secundária no encontro onde o foco principal é o casal em si. Existe um tempo para cada qual refletir e depois acontece uma partilha entre o casal", comenta padre Fábio.

Segundo o sacerdote, por mais que a origem do encontro tenha sua origem nos moldes da igreja católica, podem participar casais de todas as religiões, inclusive ateus. "O foco não é na doutrina católica, e sim no relacionamento humano do casal", aponta.

Casal na fila da adoção participa pela primeira vez

Casados há seis anos, o casal Nilceia Karine de Mello Wrobel e Alex Ricardo Wrobel, participam do Encontro Matrimonial pela primeira vez. Antes da imersão dos três dias, eles conversaram com a reportagem do Jornal Diário dos Campos e relataram as suas principais expectativas.

Nilceia e Alex são casados há 6 anos e participam do encontro pela primeira vez. (Foto: Arquivo pessoal)

"Vamos participar depois que recebemos um convite de um casal de amigos. Ficamos receosos no início, pois pensamos que só iriam participar aqueles que estivessem com problemas, mas vimos que não se trata disso", disse Nilceia.

Alex complementou a esposa ao dizer que estava ansioso para fortalecer ainda mais o casamento. "Queremos deixar o nosso casamento ainda mais forte. Acredito que experiências são sempre válidas", apontou. Os dois estão na fila da adoção e destacaram que este foi mais um motivo para a participação no encontro. "É até mais um motivo legal para participar. Estamos nos preparando para a chegada do nosso filho e isso vem de encontro com o que queremos para formarmos uma família bem abençoada", finalizou Nilceia.

Afinal, qual a importância do diálogo?

Segundo o padre Fábio Sejanoski, a resposta se dá tanto para casais, quanto para a família como um todo. "Em minha missão é uma das respostas mais comuns e necessárias para todo tipo de ocasião. Seja para o casal em si, seja para com seus filhos e eles para com seus pais, o conselho é sempre esse: dialogue, pois é no diálogo que se encontrará os caminhos a serem trilhados; é no diálogo que se conhece o outro e ama-se mais; e é no amor que se acolhe e se fortalece no relacionamento. Casais que não dialogam tendem a sepultar rapidamente o seu próprio casamento", orienta.

Encontro terá novas datas

O Encontro Matrimonial Mundial também acontecerá nos dias 9, 10 e 11 de março em Ponta Grossa. Novas datas também estão previstas para acontecer em Castro e Ipiranga. Segundo Patrícia Carneiro, integrante da equipe eclesial diocesana, o investimento é de R$ 200 para o casal, durante três dias, com alimentação inclusa e quartos individuais.

"Muitas vezes não nos damos conta de que deixamos o relacionamento de lado. Por isso, o encontro é uma experiência única onde os casais poderão se reencontrar", comenta. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (42) 9 9820-1700 e (42) 9 9931-9660.

 

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile