em

Empresas de PG e motociclistas poderão ser multados por escapamentos irregulares

Agentes de Trânsito estão autorizadas a multar em caso de irregularidades (foto: José Aldinan/DC)

A Prefeitura de Ponta Grossa publicou um decreto em Diário Oficial com a regulamentação da lei que permite multa para os motociclistas e empresas de Ponta Grossa por uso e instalação de escapamentos irregulares.

O Decreto nº 22.949/2024 regulamentou, com novas determinações, a Lei nº 14.339/2022, que proíbe a venda e comercialização de escapamentos para motocicletas que produzam ruídos acima do limite máximo permitido.

Nesta nova regulamentação, o governo municipal afirma que o motociclista que for flagrado com escapamento irregular será multado em 20 VR’s (Valores de Referência no Município). Ou seja, o condutor e também o proprietário da motocicleta, poderão ser multados em R$ 2.202,80.

Empresas também podem ser multadas

Caso a moto seja apreendida durante a fiscalização por conta da irregularidade, a empresa que prestou o serviço de colocação do escapamento poderá ser multada no mesmo valor de R$ 2.202,80.

A lei indica que “as empresas que prestam serviços em motocicletas somente poderão efetuar a montagem/troca do escapamento mantendo sua originalidade, proibida a retirada de qualquer componente interno”.

Além disso, as empresas deverão afixar, em lugar de fácil visualização, um banner com a informação do limite máximo de emissão de ruídos permitido para motocicletas.

Fiscalização dos escapamentos irregulares

O decreto ainda determina que Superintendência Municipal de Trânsito e Segurança Viária, da Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública de Ponta Grossa ficará responsável por fiscalizar e cumprir as medidas da lei municipal.

Leia mais: Ponta Grossa receberá o TorresmoFest

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.