Menu
em

Empresários do Distrito Industrial pedem por segurança

Crimes ligados a furtos e roubos no Distrito Industrial de Ponta Grossa têm aumentado cada vez mais a preocupação por parte dos empresários daquela região. Os casos, segundo eles, têm sido recorrentes e acontecem praticamente todos os dias da semana. Os relatos das vítimas destas ocorrências apontam desde pequenos furtos até assaltos à mão armada.

"Não é algo recente e tem sido cada vez mais constante e, por isso, nos reunimos para exigir dos órgãos competentes, iniciativa pública e privada, ações estratégicas para que estes crimes diminuam", relata o empresário Otto Ferreira Neto, coordenação do Núcleo do Distrito Industrial (NDI), criado por empresários no final do ano passado.

Otto relata que casos envolvendo furtos e roubos são registrados todos os dias da semana. "Por conta de tantos relatos de empresários, criamos o NDI, em novembro do ano passado, para ganharmos mais representatividade e pedirmos ações tanto da Polícia Militar, Polícia Civil e Poder Público", disse o empresário.

No final de abril, criminosos voltaram a agir nas empresas da região. "Eles entraram à noite na minha empresa, quebraram a janela e fugiram com vários equipamentos eletrônicos, como impressoras e computadores, além de documentos importantes. Também levaram o caminhão da empresa", relatou a empresária Fernanda Panzarini Egg Maia.

No mesmo dia, os mesmos suspeitos teriam ido até a empresa do empresário Joselito Antonio Przybzlovicz. "Por sorte, a ação deles foi inibida pelo alarme da empresa e pelo vigilante. No entanto, já registramos 10 furtos e um assalto na minha empresa", lembrou.

Todo o custo com o furto e roubo de equipamentos, fiação e materiais diversos prejudica, segundo Otto, a produtividade das indústrias e deixa os empresários sem competitividade. "Todo este custo acaba indo para os produtos, o que gera menos dinheiro na economia municipal, estadual e federal. O setor da Indústria representa 53% do Produto Interno Bruto (PIB) dos Campos Gerais", lembra o coordenador do NDI.

Reunião

Representantes do NDI estiveram, na tarde de quinta-feira (16), em reunião com o Conselho Municipal de Segurança Pública (Conseg). O encontro, realizado na Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (Acipg), tratou de questões relacionadas à segurança na região e também contou com a presença da Polícia Militar, Polícia Civil, Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública e Corpo de Bombeiros.

A reportagem do DC conversou com órgãos de segurança antes do encontro na tarde de quinta. De acordo com a presidente do Conseg, Jane Villaca, há cerca de três anos, a entidade realizou um estudo para instalar câmeras de monitoramento em pontos estratégicos do distrito. "Porém, depois de tudo pronto, alguns empresários resolveram abrir mão e não quiseram mais. Então arquivamos o estudo e iremos retomá-lo novamente", disse.

Com relação ao policiamento naquela região, o capitão Azevedo, da Polícia Militar, destacou que as equipes realizam policiamento preventivo ordinário em toda a cidade, de acordo com a programação e com a demanda de cada região, incluindo a área urbana e rural. "Baseado em levantamentos estatísticos realizamos o policiamento. Por isso, é importante que os empresários façam boletins de ocorrência para que possamos atuar nas regiões com maior incidência", destacou.

Polícia Civil

O delegado-chefe da 13ª Subdivisão Policial, Nagib Nassif, ressaltou que o encontro foi para orientar os empresários para que invistam em sistemas de monitoramento. "É importante destacar esta parceria público-privada para evitar este tipo de ocorrência criminal", comentou o delegado.

Com relação ao trabalho da Polícia Civil, Nagib destacou que as equipes estão acompanhando indicativos e pistas para tentar identificar quem são os suspeitos de cometer estes crimes. "Estamos dando atenção à questão da receptação através das provas que estamos conseguindo. É um trabalho com informações dos empresários e a complementação do preventivo para tentarmos elucidar estes casos".

Segurança Pública

Em nota, a Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública, através da Guarda Municipal, informou que já promove patrulhamentos na região com base em estratégias para o reforço da segurança em todo o município. "Um trabalho de intensificação de ações ostensivas voltadas para ao Distrito Industrial já começou e, inclusive, contou com uma 'Operação Saturação' nas últimas semanas".

Denuncie

Os órgãos de segurança ressaltam a importância da contribuição da população para inibir ações criminosas e localizar os autores através de denúncias de ações suspeitas pelos números 153 / 0800 643 2626 / 190.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile