em

Empresa mapeia risco de acidentes com ônibus em PG

Projeto que identificar e alertar para risco real de acidentes

Profissionais da empresa poderão saber, via app, locais de mais incidência de acidentes / Foto: José Aldinan

Somente neste ano, o Siate registrou 21 acidentes com ônibus em PG, conforme apontam os relatórios do 2º Grupamento de Bombeiros. Essas são apenas as ocorrências com vítimas feridas, e que envolveram colisões e atropelamentos. No entanto, o número de incidentes em Ponta Grossa é bem maior, e não entra nessa conta, porque resultam apenas em danos materiais ou não exigem atendimento médico.

Menos acidentes com ônibus em PG

Para reduzir as estatísticas, e prevenir novos acidentes com ônibus em PG, a Viação Campos Gerais (VCG) está implantando, nos próximos dias, o “Mapa de Risco”, um projeto-piloto que deve identificar e informar os trechos das linhas de ônibus que oferecem perigo real de acidentes recorrentes.

A proposta está sendo discutida no Comitê de Prevenção de Acidentes da empresa, dentro do encerramento da Semana do Trânsito, que tem a proposta de reduzir as ocorrências e ampliar a orientação e educação no tráfego diário de pessoas e veículos.

Conforme explica a assessora de comunicação da VCG, Cristiane Dresch, o projeto fará uso de ferramentas já existentes, para prestar esclarecimentos, principalmente aos motoristas, na atividade rotineira. “Temos uma rotatividade nas linhas, então é natural que alguns motoristas assumam o trajeto sem terem a experiência prévia de detalhes do percurso. A ideia do mapa de risco é que eles tenham acesso a vídeos tutoriais com informações focadas nos trechos onde mais acontecem, ou podem acontecer, acidentes”.

Os vídeos se basearão nas imagens disponibilizadas pelo Google Maps e Street View para mostrar áreas nas quais pneus podem encostar em bocas de lobo que avançam em relação ao meio-fio, vegetação que encobre temporariamente a visão do condutor, pontos fixos, locais em que é comum a travessia de pedestres fora da faixa, entre outras orientações.

Equipe da Viação Campos Gerais
Equipe da VCG acompanha tráfego em tempo real / Foto: José Aldinan

Projeto-piloto

O projeto-piloto está sendo implantando na linha 31 de Março. Os colaboradores poderão acessar pelo celular, ou pelo totem disponível na garagem da empresa, os vídeos com os alertas de risco pontual na linha. Também poderão identificar e sugerir novos alertas a serem incluídos, e assim ampliar as orientações, em uma plataforma retroalimentada que prestará importante serviço aos colegas de trabalho. Dessa maneira, será possível estarem previamente atentos e com informação, por exemplo, em relação ao aumento de fluxo de crianças na via do entorno de uma escola em horário de pico. Ou, ainda, a um cruzamento onde é comum que condutores furem a preferencial.

‘Caminhos para o desenvolvimento’

Nos próximos meses, Ponta Grossa deve dar início ao processo licitatório para firmar novo contrato do transporte público. O momento é considerado oportunidade única para discutir e propor melhorias ao atual sistema. O Diário dos Campos e portal DCmais, atento à proposta de colaborar com os debates que levem a avanços nos serviços públicos, inicia nesta semana a série “Caminhos para o Desenvolvimento”.

Por meio de um conjunto de reportagens e conteúdos editoriais, o DC traz ao leitor alguns dos principais temas que envolvem o transporte coletivo na cidade. A ideia é apresentar aspectos quantitativos, qualitativos e humanos que se refletem no deslocamento que milhares de cidadãos experimentam com os ônibus diariamente.

Leia também:

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.