em

Emissão de alvarás sugere avanço da construção civil em PG

Foto: Arquivo

A construção civil vive um bom momento em Ponta Grossa, após sofrer as consequências da pandemia. De acordo com os dados da Prefeitura Municipal, a cidade deve terminar o ano com um crescimento na emissão de alvarás de construção, comparado aos últimos três anos.

Segundo as informações da Secretaria de Infraestrutura e Planejamento, de janeiro a setembro, 1.458 documentos foram expedidos, tendo praticamente o mesmo alcance registrado em todo o ano de 2020, que foi 1.459. O dado é especialmente relevante, porque ocorre faltando ainda três meses para o fim do ano. Em 2021 inteiro, o índice foi de 1.377 e 2022 fechou com 1.451, o que indica que os nove meses deste ano já superaram os números dos dois últimos.  

Os dados indicam um crescimento no ramo da construção civil, o que vem gerando novos investimentos para os Campos Gerais.

Construção Civil

O setor de construção civil é o terceiro que mais gera empregos no Paraná, acumulando mais contratações do que demissões ao longo do ano. As estimativas da Câmara Brasileira da Indústria de Construção (CBIC) indicam que, em 2023, a construção crescerá pelo terceiro ano consecutivo acima da economia nacional. Conforme as projeções realizadas em abril deste ano, o setor deverá apresentar expansão acima de 1,5% neste ano, enquanto se aguarda, para a economia nacional, expansão de 1,02%.

Expansão

De olho nas tendências, a empresa paranaense Versátil Andaimes e Escoramentos é uma das que pretende ampliar sua atuação, aumentando a produção de equipamentos para locação, fabricando mais de 2 mil toneladas de materiais para o setor em 2024, e a região de Ponta Grossa será uma das mais beneficiadas. 

Além de fabricar andaimes e escoras metálicas, para 2024, a empresa também pretende ampliar o mix de equipamentos, com o lançamento do andaime multidirecional, desenvolvido especialmente para obras industriais. Os planos para Ponta Grossa preveem, ainda, melhorias na estrutura da filial, com o objetivo de otimizar o atendimento e a experiência do cliente. 

“Ampliamos nosso corpo de engenharia, reestruturamos a logística e a distribuição para atender exclusivamente a demanda de mercado no Paraná e Santa Catarina”, destaca o diretor de Operações da empresa, Adriano Greca.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.