em

Emenda adia votação de projeto sobre sexo biológico no esporte em Ponta Grossa

Gerlado Stocco/ Foto: Divulgação

A Câmara de Vereadores de Ponta Grossa votaria, na sessão dessa segunda-feira (5), o Projeto de Lei 150/2023. O texto, de autoria do vereador Leandro Bianco (Republicanos), pode alterar as competições esportivas no município. A intenção é que os organizadores de torneios tomem o sexo biológico dos atletas como critério para inscrições.


No entanto, o vereador Geraldo Stocco (PV) apresentou emenda na sexta-feira (2) e, por isso, o PL foi retirado da pauta de votações. Agora o tema volta a ser discutido nas comissões internas da Câmara antes de ser colocado em votação no Plenário.


Na prática, se o projeto for aprovado, isso impediria, por exemplo, que atletas transgêneros (que não adotam o mesmo gênero do sexo biológico) competissem contra esportistas cisgênero (pessoas que adotam o mesmo gênero do sexo de nascimento).

Apesar da recente polêmica olímpica envolvendo o sexo biológico e o gênero de atletas, o projeto de Bianco foi elaborado em maio de 2023, quando começou a tramitar pelas comissões internas da Câmara.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.