em

Em um ano, índice de roubos reduz em 19% na região

O índice de assaltos caiu em 19%, no prazo de um ano, em Ponta Grossa e em outros sete municípios atendidos pelo 1° Batalhão da Polícia Militar (BPM). Além dos roubos, o número de homicídios também caiu em 25% no período que compreende fevereiro de 2019 a fevereiro de 2020. Os dados foram divulgados pela Polícia Militar em comemoração aos 120 anos do 1° BPM celebrado no mês de março. 

Além da redução da criminalidade, a Polícia Militar também apresentou um balanço de ocorrências entre 2019 e início de 2020. Em um ano, foram atendidas 23.815 ocorrências pelo 1° BPM. Durante as 110 operações desencadeadas nesse período, mais de 2,7 mil pessoas acabaram detidas. A PM apreendeu ainda pouco mais de 700 quilos de entorpecentes e retirou 205 armas de fogo de circulação. 
"Sempre frisamos que as práticas criminais são interligadas e quando retiramos drogas de circulação, por exemplo, acabamos por combater outros crimes", apontou a 1ª tenente Jaíne Chaves, oficial de Comunicação Social do 1° Batalhão da PM.

Operações

Chaves destaca ainda as operações realizadas ao longo do período com base em dados estatísticos de criminalidade. "Um exemplo foi a Operação Cavalo de Aço, realizada recentemente em todos os bairros de Ponta Grossa a partir do crescimento do número de acidentes envolvendo motocicletas. Nós também mudamos a dinâmica conforme cada ano, de forma que consigamos atingir a cidade toda", diz a 1ª tenente. 

120 anos 

Para celebrar o trabalho dos 120 anos do 1° BPM, a Polícia Militar irá desenvolver uma série de atividades em Ponta Grossa com o objetivo de conscientizar a população. Ainda nesta semana, uma solenidade militar na sede da Unidade, no bairro Ronda, comemorou o aniversário do Batalhão. 

Na oportunidade, foi realizada a outorga da medalha Heróis dos Campos Gerais. A concessão da honraria teve por objetivo enaltecer a conduta daqueles que ajudaram a construir a história do 1º Batalhão, bem como das pessoas que se dedicam à causa da segurança pública nos Campos Gerais, até mesmo sem envergar a farda Policial Militar.

"Este foi o momento de dar o reconhecimento a vários policiais e praças que desenvolveram trabalhos importantes para 1° Batalhão. Mais de 22 policiais militares receberam a medalha", disse o tenente-coronel Leonel José Beserra, comandante do 1° BPM.
 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.