em

Em números absolutos, Uvaranas concentra maior número de casos, mas proporcionalmente, Centro é região mais crítica

Testes para detecção do Covid-19. Foto: Roque de Sá/Agência Senado Saúde

O Centro de Ponta Grossa tem o maior índice proporcional de casos de covid-19, quando comparado com outros bairros. Na região central, com população estimada em 12.325 moradores, foram confirmados 1.954 casos da doença, ou seja, 15,85% das pessoas que residem na área estão ou já estiveram com o vírus no organismo.  

Os dados de contágio por bairro estão disponíveis no site da Prefeitura Municipal, aba Painel da Saúde. Já os números de moradores por região são estimativas do IBGE. Em números absolutos, o bairro de Uvaranas é o que mais apresentou positivados – mesmo porque é o mais populoso. São 4.546 casos até a última atualização da página, feita no dia 10 de junho. A região tem 44.450 habitantes. É como se a cada dez moradores, um já contraiu o vírus. 

O geógrafo e assessor do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Ponta Grossa (Iplan) explica que o Centro de Ponta Grossa, por mais que seja menor que Uvaranas, é uma região pequena e densa. “A população é menor, mas está mais concentrada. Então levamos em consideração a proximidade das casas e prédios, por exemplo. Por isso, é o bairro em que concentra o maior número proporcional de casos”, disse.

Além disso, as regiões centrais das cidades costumam receber pessoas de todos os bairros, gerando uma concentração maior de pessoas nas ruas.

O bairro Contorno é outro com grande número de moradores e, consequentemente, casos da doença. Em números absolutos, a região registrou 3.146 casos, em uma população estimada em 28.386 habitantes. O índice de pessoas infectadas é de 11,08%.

“Quanto maior for a população, maior será o número de casos registrados na região. Portanto, os números de casos confirmados em Uvaranas e Contorno estão relacionados com a população existente e não com a densidade demográfica”, afirmou o geógrafo.

Segundo o painel da Saúde, em outros bairros bastante populosos, como é o caso de Oficinas, Jardim Carvalho, Boa Vista, Nova Rússia Cará-Cará, Neves e Chapada, os percentuais de infectados variou de 8,94% a 6,68%.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.