em

Em dois meses, PG registra mais de 700 novas empresas

Foto: José Aldinan.

A Junta Comercial do Paraná (Jucepar) registrou a abertura de 777 novas empresas em Ponta Grossa, durante os dois primeiros meses do ano. Um aumento de 12% em relação ao mesmo período do ano passado.

Os dados apontam que 1.817 foram abertas no primeiro bimestre de 2024 e 1.040 empresas foram fechadas, resultando no saldo positivo de 777. Desse total de novas aberturas, 1.415 são microempreendedores individuais (MEIs).

Setores em alta

O setor que mais registrou a abertura de novas empresas foi o comércio, com 374 novas marcas. Seguido, de empresas de transporte e armazenagem com 309 registros. A cidade ainda se destaca com abertura de novas empresas nos setores de indústrias da transformação (139), construção (153), atividades administrativas (108) e alimentação (134).

Fechamento de empresas

Dentre os setores que mais fecharam unidades no município estão o comércio, reparação de veículos e motocicletas com 278 baixas. O serviço de transporte segue em segundo com o que mais fechou empresas (148) e alimentação em terceiro no ranking (94).

Tempo de abertura de empresas no Paraná

Outro destaque do setor é o recorde no tempo de abertura de empresas, com 9 horas e 32 minutos. Em cinco anos, o Paraná deu um salto nesse indicador. De segundo estado mais lento em janeiro de 2019, o Paraná pulou para a segunda colocação como estado mais ágil em fevereiro de 2024. A redução foi de 201 horas ou 12,6 mil minutos, o que dá mais de uma semana.

Leia mais: Prefeitura de PG não tem data definida para entrega do uniforme escolar

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.