em

Elizabeth muda secretariado e demite outros 16 comissionados em Ponta Grossa

“Dança das cadeiras” na Prefeitura de PG envolve 7 pessoas do primeiro escalão, incluindo um novo nome, além de 16 assessores de gabinete.

Henrique do Vale, Celso Sant'Anna, Simone Kaminski, Cliciane Garczarek, Edgar Hampf e Mauricio Silva são os nomes de primeiro escalão que vão mudar de funções neste ano (Foto: Divulgação/Montagem DC)

A prefeita de PG começou o seu segundo ano de governo promovendo diversas mudanças na administração municipal, relacionadas a secretários e comissionados de Ponta Grossa. As alterações no secretariado da gestão de Elizabeth Schmidt envolvem sete pessoas do primeiro escalão e incluem um novo nome na liderança de pastas. A “dança das cadeiras” consta no primeiro Diário Oficial do ano, que foi publicado às 20 horas de ontem (3). 

O Diário Oficial do dia 30 de dezembro também conta com uma modificação no quadro de pessoal: a exoneração de 16 cargos comissionados de Ponta Grossa, todos da função de assessor de gabinete que juntos somavam quase meio milhão de reais de remuneração por ano e ainda não foram nomeados para outros setores.

A reportagem do DC entrou em contato com a assessoria de imprensa da Prefeitura de Ponta Grossa questionando o porquê da opção de Elizabeth pelas mudanças de secretariado e exoneração de comissionados de Ponta Grossa, mas até o fechamento desta reportagem não obteve retorno.

A seguir, veja quem são os envolvidos.

Mudança de secretariado de Elizabeth Schmidt

  • Celso Sant’Anna: o engenheiro civil acumulava as funções de Secretário de Infraestrutura e Planejamento (desde 2016, na gestão de Rangel) e presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Ponta Grossa (Iplan), e agora passa a liderar apenas o Iplan.
  • Henrique Palermo do Vale: o advogado era assessor de gabinete da prefeita desde 2021 e agora passa a ocupar a cadeira de secretário de Infraestrutura e Planejamento deixada por Sant’Anna.
  • Mauricio Silva: o ex-vereador, que desde 2017 era secretário de Governo de Rangel, em 2021 foi para a Secretaria de Administração e Recursos Humanos e agora vai liderar a Companhia de Habitação de Ponta Grossa (Prolar). À frente da Companhia estava a assistente social Marinês Viezzer, servidora há mais de 30 anos. No caso da Prolar, tramita na Câmara um projeto de lei que prevê a extinção do órgão, que deve passar a integrar a estrutura de outras secretarias. Saiba mais neste link.
  • Cliciane Garczarek Pereira: a diretora-executiva do gabinete de Rangel de 2016 a 2020 se tornou chefe de gabinete de Elizabeth Schmidt em 2021 e agora toma a frente da Secretaria de Administração e Recursos Humanos no lugar de Mauricio Silva.
  • Edgar Hampf: o jornalista e psicólogo que já foi assessor, secretário de Governo e de Turismo e coordenador de comunicação da Prefeitura desde 2008, em 2021 se tornou diretor-executivo do gabinete de Elizabeth Schmidt e agora foi nomeado como chefe de gabinete da prefeita no lugar de Cliciane.
  • Simone Kaminski de Oliveira: a ex-presidente do SOS e esposa do ex-prefeito Marcelo Rangel estava à frente da Fundação de Assistência Social de Ponta Grossa (FASPG) e agora passa a liderar a Secretaria da Família e do Desenvolvimento Social, criada no fim do ano passado.
  • Vinya Mara Anderes Dzievieski Oliveira: a advogada passa a integrar a gestão pública como presidente da FASPG, no lugar de Simone.

Os cargos que eram ocupados por Henrique do Vale e Edgar Hampf ainda não foram preenchidos, mas a expectativa é que sejam feitas mais mudanças nos próximos dias.

Exoneração de comissionados em Ponta Grossa

No dia 30 de dezembro o Diário Oficial publicou a exoneração de 16 cargos comissionados da Prefeitura de Ponta Grossa, e até então nenhum deles foi nomeado em outro setor. Todos ocupavam funções de assessor de gabinete.

Juntos, eles totalizam salários-base de R$ 37,3 mil por mês. Considerando os 12 meses anuais + 13º salário + um terço de férias, estes 16 nomes somariam quase meio milhão de reais de remuneração por ano.

Confira todos os nomes:

  1. Trajano Edinei da Silva Pinheiro (Secretaria de Saúde)
  2. Larissa Maria Pereira dos Santos (Secretaria da Fazenda)
  3. Maria de Lourdes Borges (Secretaria de Cidadania e Segurança Pública)
  4. Matheus Milleo (Procuradoria Geral do Município)
  5. Valdemir Rodrigues dos Santos (Secretaria de Administração e Recursos Humanos) 
  6. Vinicius Eduardo de Jesus Alves Pereira (Secretaria de Administração e Recursos Humanos) 
  7. Vinicius Cubas Oliveira (Fundação Municipal de Cultura)
  8. Jessica Maciel dos Santos (Secretaria de Governo)
  9. Marli Novossad Martins (Secretaria de Governo)
  10. Alencar Azambuja de Oliveira (Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento)
  11. Geferson Jaime Teska (Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento)
  12. Edson de Oliveira Junior (Secretaria de Políticas Públicas Sociais)
  13. Walter Mantovani Gonçalves (Secretaria de Políticas Públicas Sociais)
  14. Brayan Tuchinski (Secretaria de Educação)
  15. José Edilson Pereira dos Santos (Secretaria de Infraestrutura e Planejamento)
  16. Karina Assis Machado (Secretaria de Infraestrutura e Planejamento)

Em breve mais informações sobre a mudança de secretariado de Elizabeth Schmidt e exoneração de cargos comissionados de Ponta Grossa.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.