em

Elizabeth entrega medalhas a alunos do Clube da Robótica

Foto: Divulgação

O Clube da Robótica e a Agência de Inovação e Propriedade Intelectual da UEPG (Agipi) realizaram, na manhã dessa segunda-feira (13), uma cerimônia de entrega de medalhas aos alunos que participaram da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) 2022. Ao todo, 12 alunos foram reconhecidos. O Clube ajudou a capacitar professores de Telêmaco Borba, após colégio da região receber o primeiro laboratório de robótica no Estado.

A OBR possui duas modalidades: competições práticas (com robôs) e provas teóricas aplicadas em todo o Brasil. Na fase teórica da OBR 2022, doze alunos do Clube da Robótica competiram e receberam hoje o certificado de participação. Destes, cinco alunos foram medalhistas, figurando no pódio entre os melhores da competição.

A olimpíada é divida por níveis. O aluno Caio Malucelli Straiotto recebeu o certificado de Honra ao mérito pelo bom desempenho no nível 4 da competição estadual. O aluno Pedro Ernesto Hablich Silvestre e seu irmão Heitor Hablich Silvestre receberam medalha de honra ao mérito pelo bom desempenho na competição nacional, nos níveis 0 e 2, respectivamente.

Da mesma forma, no nível 4, o aluno Murilo Guimarães Caires também recebeu a honraria. Já no nível 3, o aluno Rafael Aoki Fugimoto recebeu a medalha de prata, e Joaquim Felipe Duarte a medalha de bronze.

Além disso, na modalidade prática da OBR 2022, que aconteceu em setembro do ano passado, duas equipes de alunos do Clube da Robótica já haviam garantido premiação: a equipe “Parafuso de Flango” levou o Prêmio Maker, e a equipe “7Balls” conquistou o Prêmio Design.

A Prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt, relembrou o desafio da prefeitura municipal em criar a Agência de Inovação e Desenvolvimento de Ponta Grossa e do lançamento do Vale dos Trilhos e falou sobre o projeto de implantação do Laboratório de Aprendizagem Criativa (LAC). “Eu fui visitar a primeira escola que tem o LAC, apresentaram o espaço para mim e saí de lá encantadíssima”.

O Clube

O CEO do Clube da Robótica, Evandro Kafka, avalia que a premiação reflete tanto o nível dos alunos como a qualidade do ensino. “Estamos no caminho certo, não apenas quanto ao percurso de aprendizado trilhado até aqui, mas também como empresa de educação”, disse.

O reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Miguel Sanches Neto, avaliou que a inovação precisa de ‘mentes abertas’ para buscar novas soluções e mudar a sociedade. “A infraestrutura é fundamental, mas o que faz a diferença, Evandro, é a sua capacidade, o seu projeto, cérebros e pessoas comprometidas com a mudança”, afirmou em seu discurso.

A Presidente da Agência de Inovação e Desenvolvimento de Ponta Grossa e Coordenadora de Fomento ao Empreendedorismo e Inovação, Tônia Mansani, também falou sobre a importância da inovação e parabenizou a UEPG por manter um espaço como a Agipi. “Inovação é um caminho sem volta. Quem não inovar está fora do mercado. Então que a gente ainda tenha muitos Evandros e muitas Agências de Inovação como a da UEPG”.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.