em

Elizabeth diz que PG precisa de mais médicos e prefeitura estuda soluções

Prefeita Elizabeth Schimidt (PSD). Foto: José Aldinan.

A prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt (PSD), fez um balanço da gestão municipal no ano de 2022, além das oportunidades e desafios que a prefeitura deve encontrar no ano seguinte. Ela esteve nos estúdios do Portal DCmais nesta quinta-feira (29).

Leia também: Eletricista de PG que morreu em ambulância é identificado

A prefeita falou que reconhece os desafios na área da saúde e afirmou que a principal dificuldade da pasta hoje é contratar médicos, especialmente por limitações orçamentárias. “Nós temos uma excelente equipe de servidores, enfermeiros e enfermeiras, mas precisamos de mais médicos”, disse.

Ela falou que, além do programa federal de contratação, a prefeitura também está implementando um esquema de contratação de médicos no regime pessoa jurídica, o que possibilita um salário maior ao profissional. Além disso, Elizabeth deseja reformar 45 unidades de saúde e entregar uma UPA em Uvaranas até o fim do mandato.

A prefeita afirmou que as chuvas de quarta-feira (28) vão causar retrabalho nas construções do asfalto na cidade. Segundo ela, as obras da Vila Hilgemberg, por exemplo, já estavam em estágio final de aplicação da manta asfáltica, mas a chuva fez com que o serviço fosse perdido. Ainda assim, ela mantém firme a promessa de 100% de asfaltamento até o fim do mandato.

No transporte público, Elizabeth afirmou que o projeto de lei que regulamentará o novo contrato do serviço de ônibus urbano (cujo atual contrato com a VCG vence em junho de 2023) está sendo analisado pela Câmara e que a Fipe, instituto contratado para fazer os estudos técnicos do transporte, deve entregar um ‘boneco’ do novo sistema nos primeiros meses do ano que vem. Dentre as mudanças esperadas está a divisão do transporte de PG em dois lotes, o que abre a possibilidade para mais de uma empresa operar o sistema. 

Elizabeth Schmidt será prefeita quando Ponta Grossa completar 200 anos, no dia 15 de setembro de 2023. Ela deu poucos detalhes sobre as festividades, mas disse que haverá eventos, marcos, comemorações e ações especiais para o bicentenário da cidade já desde janeiro. “O natal dos 200 anos será de arromba”, disse a governante. Ela também adiantou que A prefeita adiantou que a Parceria Público Privada (PPP) para trocar 50 mil lâmpadas da iluminação pública por lâmpadas led será assinada em fevereiro ou março.

Em relação aos novos mandatos que começam em 2023, Elizabeth expressa otimismo. Ela afirma que a relação com o governo do estado deve se tornar mais próxima e que acionará com frequência deputados estaduais e federais da região. Sobre o novo governo federal, Elizabeth defende a pacificação: “Se eu precisar ir lá em Brasília conversar com o Lula, eu vou”, conclui a prefeita.    

Veja a entrevista na íntegra abaixo:

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.