em

Eleitores com 16 e 17 anos aumentam 148% em Ponta Grossa

Foto: Victor Freitas

Até o final de março de 2022, Ponta Grossa contava 1.740 eleitores com idade entre 16 e 17 anos cujo voto é facultativo, número 148% maior que os 701 eleitores na mesma faixa etária contabilizados em dezembro de 2021 no município, conforme estatística divulgada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).


O crescimento nos alistamentos registrados em Ponta Grossa segue tendência nacional. Segundo dados da Justiça Eleitoral, o número de alistamentos eleitorais realizados nos três primeiros meses de 2022 cresceu em relação às duas últimas eleições gerais no país. De janeiro e março, o Brasil ganhou 1.144.481 novos eleitores na faixa etária de 15 a 18 anos. Já nos pleitos de 2018 e 2014, foram emitidos 877.082 e 854.838 novos títulos, respectivamente.
As novas emissões ocorrem em meio a uma campanha de mobilização promovida pela Justiça Eleitoral nas redes sociais e que ganhou adesão de algumas celebridades nacionais e até internacionais, após ser identificado o menor nível de participação de adolescentes no processo eleitoral das últimas três décadas.


De acordo com as estatísticas oficias, até janeiro deste ano, o TSE registrava, no total, pouco mais de 730 mil títulos emitidos para jovens de 16 a 17 anos de idade.
Para o cientista político e analista do TSE Diogo Cruvinel, o interesse recorde dos jovens pelo primeiro título se justifica por alguns fatores – um deles é que embora a Justiça Eleitora sempre realize campanhas de incentivo ao eleitorado como um todo, neste ano, pela primeira vez, a campanha contou com adesão espontânea de artistas e influenciadores, que dialogam diretamente com esse eleitorado. Outro fator é o momento de acirramento dos discursos políticos que o Brasil enfrenta, com maior polarização. “Esse cenário tende a incentivar os jovens a terem um maior engajamento e, por consequência, procuram participar mais ativamente do processo eleitoral”, afirma Cruvinel.

Prazo


Em 2022, o cadastro eleitoral segue aberto até o dia 4 de maio, data-limite para que o eleitor solicite o título, transfira o domicílio eleitoral e regularize eventuais pendências com a Justiça Eleitoral. O voto é facultativo para jovens de 16 e 17 anos. Quem tem 15 anos, mas completa 16 até o dia 2 de outubro, primeiro turno da eleição, também pode tirar a primeira via do título eleitoral. A partir dos 18 anos, o voto passa a ser obrigatório.

LEIA NO DCMAIS: Projeto Eleitor do Futuro envolverá 3 mil alunos

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.