em

Ponta Grossa tem 1.293 eleitores com 16 e 17 anos

Foto: TSE - Tribunal Superior Eleitoral

4 de maio – é o prazo para emitir o título de eleitor e estar apto a votar nas eleições de outubro

O número de jovens com idade entre 16 e 17 anos – cujo voto é facultativo – com título de eleitor até o final de fevereiro em todo o país era de 854.685, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em Ponta Grossa, eram 1.293 jovens com título de eleitor neste mesmo período. Em fevereiro de 2018, ano em que foram realizadas eleições municipais, Ponta Grossa contava com 1.120 eleitores nessa faixa etária. O procedimento pode ser feito inteiramente online, por meio do site do TSE.

Campanha do TSE emite título de eleitor para quase 100 mil jovens


Embora se saiba o número de jovens com 16 e 17 anos que já possuem título de eleitor em Ponta Grossa – são 1.293 na cidade e 43.135 no Paraná, conforme número do TSE referentes a fevereiro, não é possível saber com precisão o número total de jovens nesta faixa etária já que o último censo do IBGE foi realizado em 2010. Conforme números divulgados pelo IPCMaps referentes a 2021, a estimativa era que Ponta Grossa contava, no ano passado, com 14.722 pessoas com idade entre 15 e 17 anos.
O nível de participação de adolescentes no processo eleitoral é, segundo o TSE, o menor dos últimos 30 anos em todo o país. De acordo com as estatísticas oficias, até janeiro deste ano o TSE registrava, no total, pouco mais de 730 mil títulos emitidos para jovens de 16 a 17 anos de idade. Por conta disso, a Justiça Eleitoral deu início à uma campanha de mobilização deste público nas redes sociais.

Interesse


Na contramão das estatísticas, Murilo Henrique Marinho do Prado, que completa 17 anos no dia 11 de abril, afirma que vai providenciar a emissão do título de eleitor dentro do prazo para poder votar nas eleições deste ano. “A juventude é sempre tratada como o ‘futuro do país’, então se começarmos desde já a refletir, analisar a escolha dos nossos governantes, creio que podemos fazer a diferença e contribuir para o futuro”, relata.

Mobilização entre artistas

A baixa adesão dos jovens na emissão do título vem, inclusive, mobilizando artistas e influenciadores digitais a fazer campanha de incentivo à emissão do título. Artistas nacionais como Anitta, Zeca Pagodinho, Whindersson Nunes, Juliette e também internacionais, como o ator norte-americano Mark Ruffalo repercutiram o assunto nas redes sociais.

LEIA NO DCMAIS: Veja como tirar ou regularizar o título de eleitor pela internet

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.