em

Egresso da UEPG cria app de comunicação para PCDs

Maurício Fontana de Vargas apresentando seu projeto. Foto: Divulgação.

O aluno egresso de Engenharia de Computação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Maurício Fontana de Vargas, desenvolveu um aplicativo que auxilia indivíduos com dificuldades de comunicação e pessoas com deficiência. Chamada de Click AAC, a aplicação ajuda no aprendizado e uso da comunicação simbólica, especialmente para crianças com autismo ou deficiências intelectuais. Apesar de ser ainda um protótipo, o aplicativo foi instalado mais de nove mil vezes e apareceu em sites de organizações especializadas em tecnologias assistivas.

Leia também: Mãe denuncia suposto furto de moto pelo filho nos Campos Gerais

A comunicação simbólica é a transmissão e assimilação de valores, com símbolos reconhecidos pela sociedade em questão. Baseada na Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA), o Click AAC fornece um vocabulário relacionado a um tópico instantaneamente, sem exigir que familiares ou profissionais antecipem a situação. “O aplicativo minimiza o árduo trabalho de selecionar e pré-programar manualmente as pranchas de comunicação com vocabulário útil, atualmente realizado por membros da família ou profissionais, como fonoaudiólogos”, explica Maurício.

O Click AAC pode ser baixado por usuários do sistema IOS, aqui, e pelo Sistema Android aqui

Com o aplicativo, os usuários não precisam manter na memória os símbolos previamente selecionados, nem lembrar como navegar até um símbolo desejado, o que reduz demandas cognitivas. Conforme explica Maurício, o fornecimento de vocabulário automático pode ajudar os membros da família a ter ganhos nos momentos de ensino. “Ele ajuda em situações emergentes e imprevistas, além de facilitar usuários a se comunicarem sobre tópicos de interesse”, enfatiza. Foram praticamente cinco anos de trabalho – dois na criação do algoritmo responsável por gerar o vocabulário automaticamente e três no desenvolvimento do aplicativo interativo. O estudo também envolveu a aplicação do Click AAC em escolas para pessoas com deficiência em sessões de fonoaudiologia.

Reconhecimento

O trabalho rendeu prêmios para Maurício e colegas. Em outubro, ele recebeu dois prêmios na principal conferência sobre computadores e acessibilidade do mundo, a ACM Assets, realizada em Atenas, Grécia. Os prêmios foram de melhor artefato e melhor artigo de autoria de alunos. O artigo intitulado ‘AAC with Automated Vocabularies from Photographs: Insights from School and Speech-Language Therapy Settings‘ [traduzido: AAC com Vocabulários Automatizados a partir de Fotografias: Perspectivas da Escola e da Fonoaudiologia] fala sobre o trabalho de desenvolvimento do aplicativo. Para Maurício, foi uma grande honra ter o esforço reconhecido. “Foram anos de trabalho árduo e enfrentando dificuldades, como a pandemia, mas sempre acreditei na qualidade e importância do projeto”, enfatiza. A dupla premiação reafirmou a crença no trabalho desenvolvido. “Também chamou a atenção dos maiores pesquisadores do mundo para a minha pesquisa”, finaliza.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.