em

Edifício Guaíra passa por obras após ação do MP

Imóvel receberá piso tátil e inscrições em braile

Obras devem garantir acessibilidade a órgãos públicos / Foto: José Aldinan

A Prefeitura de Ponta Grossa está adequando o Edifício Guaíra, realizando intervenções que ofereçam acessibilidade aos frequentadores do local. As melhorias vão ao encontro de pedido reforçado pelo Ministério Público do Paraná (MP). Desde 2012, o prédio abriga importantes setores de atendimento à comunidade. No entanto, o imóvel ainda carecia de melhorias, especialmente para receber pessoas com deficiência visual ou de locomoção.

Edifício Guaíra

Entre os órgãos presentes no local estão o Procon, Companhia de Habitação de Ponta Grossa (Prolar), Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte e Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública e estúdios da TV Educativa.

As obras são resultado de procedimento administrativo do MP, cuja comunicação se intensificou no ano passado, mas que teve início ainda em 2018. Já em 2021, o promotor de justiça, Jânio Luiz Pereira, enviou novo ofício à Prefeitura.

No documento, o promotor dava prazo de 10 dias para que o Município informasse a aquisição e instalação de novo elevador no prédio Guaíra, e a licitação para contratação de serviços de adequação do edifício às normas de acessibilidade. A prefeitura já havia divulgado, em abril, a instalação de novo elevador.

Contrato

As demais melhorias ocorrem agora, através do investimento previsto no contrato 273/2021, de R$ 68.884,15. O documento considera o prazo inicial de 60 dias de obras no local. O processo para a licitação foi iniciado ainda em 2020. Entre as adaptações estão a instalação de rampas, piso tátil e letreiros em braile. As adequações estão a cargo da empresa Nova Época Engenharia Eireli.

Edifício antigo

O Edifício Guaíra foi oficialmente entregue para uso pela prefeitura, nos atendimentos à comunidade, em novembro de 2012, pelo então prefeito Pedro Wosgrau Filho. O imóvel foi arrematado pelo Município ainda em 2007, ao custo de R$ 1,9 milhão, e já naquele momento passou por reforma e adequações estruturais.

Mesmo após 14 anos desde que o prédio passou a integrar os imóveis da prefeitura, a população ainda se refere ao local como “antigo Clube Guaíra”, em referência ao espaço que abrigou importantes eventos sociais.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.