em

É difícil achar agentes do EstaR nas ruas de PG? Saiba o motivo

Foto: Arquivo DC

Os motoristas que procuram agentes do Estacionamento Regulamentado (EstaR) em Ponta Grossa já devem ter notado que os servidores não estão mais circulando a pé pelas ruas da cidade. Os agentes realizavam a fiscalização do EstaR, além de auxiliarem os motoristas que tinham dúvidas com o sistema de estacionamento.

Para onde foram os agentes do EstaR?

O motivo para que os agentes não sejam mais encontrados é que a Prefeitura de Ponta Grossa adotou o sistema de fiscalização apenas com os quatro veículos equipados com câmeras. O sistema começou a ser testado em janeiro de 2020, onde a tecnologia consegue verificar rapidamente a situação dos carros estacionados, podendo ativar seu tempo de permanência na vaga ou notificar, em caso de irregularidade.

De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura, “os agentes que até então atuavam na fiscalização a pé foram direcionados para a central do Estar, onde são responsáveis pela validação das imagens obtidas pelas câmeras. Ou remanejados para outros setores, como, por exemplo, para a fiscalização e policiamento do trânsito, após passarem por readaptação funcional”, explica o governo municipal em nota.

Arrecadação

A reportagem também perguntou à Prefeitura de Ponta Grossa quantas notificações e multas são emitidas por dia e qual a arrecadação do EstaR. A assessoria não respondeu a esses questionamentos.

Comparativo

Em janeiro de 2020, quando o sistema de validação por câmeras começou a ser testado com apenas dois veículos, reportagem do DCmais mostrou os primeiros resultados. Em apenas três meses de utilização, os veículos com câmeras já haviam realizado cerca de 200 mil ativações de carros estacionados. Em contrapartida, os 44 agentes que circulavam a pé emitiram, durante oito meses, 75 mil ativações manuais.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.