Menu
em

Dr. Enio Garletti conquista prêmio nacional

Livro do médico Dr. Enio Garletti mostra sua coleção de moedas de cobre antigas, que detalham períodos marcantes da história do Brasil

Dr. Enio Garletti, colecionador e pesquisador de moedas de bronze, e médico oftalmologista em Ponta Grossa

Foto: José Aldinan

O médico de Ponta Grossa Dr. Enio Garletti conquistou o prêmio de livro do ano da Sociedade Numismática Brasileira, pela obra que mostra sua coleção de moedas de cobre. As moedas são desde o período colonial do Brasil até o império, do fim dos anos 1600 até os anos 1800. Em entrevista ao Diário dos Campos e Portal DCmais, Dr. Garletti contou detalhes de sua coleção e dos anos de pesquisa para obtê-la. “Para a coleção foi necessário muito estudo histórico, ela traz consigo a história do Brasil”, definiu o médico e colecionador.

Livro sobre coleção de moedas do Dr. Enio Garletti

Por volta de seus 10 anos, ganhou de seu avô uma caixinha com moedas de níquel, que já não circulavam naquela época. Com o passar do tempo, por volta de seus 20 anos, quando morava em São Paulo, comprou um livro que falava sobre moedas, que encontrou no comércio de antiguidades que havia na Praça da República. “Quando comecei a ler o livro, vi que tinha uma ordenação das datas e valores das moedas, e passei a comparar com as que eu tinha. Foi então que comecei a ir atrás das faltantes e posso dizer que assim foi o início de minha coleção”, relatou.

Anos depois, Garletti foi estudar Medicina em Curitiba e posteriormente retornou a São Paulo para estudos de especialização. “A Santa Casa de São Paulo fica perto da Praça da República, então era fácil ir até lá nos domingos de manhã, era algo turístico. E um dia, caiu em minha mão uma moeda de cobre. Achei tão linda! Era uma moeda mais antiga do que as que eu tinha. Então me entusiasmei e comecei a colecionar moedas de cobre”, recordou. Sua coleção possui mais de 700 moedas.

Livros e premiação

Após 35 anos de coleção e pesquisa sobre as moedas de cobre, Garletti junto do também pesquisador em numismática Rogério Bertapeli, lançaram três livros que mostram as moedas de cada período do Brasil, desde a era colonial dos anos 1600 e 1700, até a era imperial dos anos 1800. Segundo o médico e colecionador, os três primeiros volumes apresentam os formatos, valores e detalhes das moedas de cada período, além de um catálogo que mostra as coroas dessas moedas. Esses livros foram lançados em 2015 e em 2018.

Em 2022, como homenagem aos 200 anos da Independência do Brasil, Garletti e Bertapeli lançaram o quarto livro, intitulado ‘Todas as Moedas de Cobre do Brasil’, que reúne toda a coleção apresentada nos três primeiros volumes. A obra contou com o apoio do Instituto Cultural do Banco Safra. Esse livro rendeu aos autores o Prêmio Literário Florisvaldo dos Santos Trigueiros, eleito o ‘livro do ano de 2022’ da categoria Catálogo/Preçário, pela Sociedade Numismática Brasileira.

“A coleção está registrada. Se a gente guarda para nós, a gente morre e ela fica guardada, então é importante que parte tão rica da história do Brasil esteja registrada”, expressou Garletti, que faz questão de enaltecer seu amor e carinho por Ponta Grossa, onde mora há 48 anos. “Tenho muito orgulho de Ponta Grossa, é um lugar que acho muito acolhedor, então também dedico esse prêmio à cidade, que sempre me tratou tão bem”, finaliza.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile