Menu
em

Dos 40 leitos de UTI para covid-19 cinco estão ocupados em PG

Dos 40 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) disponibilizados nos hospitais de Ponta Grossa para dar conta de uma possível demanda de pacientes contaminados pela covid-19, apenas cinco estão ocupados. Todos eles no Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais (HURCG), que conta que um andar inteiro isolado para o tratamento da doença.

O município também conta com cerca de 95 leitos clínicos voltados para pacientes com a suspeita da doença. Destes, apenas dois leitos seguem ocupados. Um no Hospital Geral Unimed (HGU) e o outro na Santa Casa de Misericórdia. 

Mesmo que apenas cinco pacientes estejam internados na cidade, os hospitais já se mostraram preparados com leitos de internação e alas de isolamento caso ocorram mais casos da doença nas próximas semanas. Confira como está a preparação de cada hospital da cidade.

Hospital Universitário

Segundo o HURCG, foram disponibilizados, até o momento, 10 leitos de UTI exclusivos para covid-19. Hoje, estão ocupados cinco leitos – 2 são pacientes suspeitos, 1 confirmado e 2 descartados após exames recentes. De acordo com o hospital, tecnicamente não há necessidade de leitos de isolamento, pois todos são destinados a pacientes suspeitos. O andar inteiro está isolado. Outros 25 leitos clínicos foram implantados em um andar isolado, com acesso restrito e equipes de saúde preparadas para receber os casos mais graves.

Unimed

A Unimed conta com 10 leitos de UTI e nenhum, neste momento, está ocupado por pacientes com covid. “Temos um paciente internado com suspeita da doença, sem necessidade de UTI. Também temos 20 leitos de isolamento preparados para covid com possibilidade de expandir para mais 20, se necessário”, informou o hospital.

Santa Casa

A Santa Casa de Misericórdia disponibilizou 10 leitos de UTI e outros 20 clínicos somente para casos suspeitos. No entanto, de acordo com o médico Rogério Clemente, diretor técnico da casa hospitalar, o número pode aumentar a partir da próxima semana. Um paciente segue internado com suspeita, em leito normal.

Bom Jesus

No hospital Bom Jesus, uma estrutura foi equipada com 45 leitos, sendo 10 específicos para UTI e 35 clínicos de enfermaria voltados somente para a covid-19. Atualmente, segundo o diretor técnico do hospital, Marco Antônio Moutinho, nenhum paciente com suspeita segue internado nessa estrutura.

São Camilo

A reportagem do DC tentou contato com a direção do hospital São Camilo para saber quantas pessoas estão internadas em leitos de isolamento, mas não recebeu retorno até o fechamento desta edição. No entanto, o hospital conta com uma estrutura de seis leitos de UTI e outros sete leitos clínicos na ala de isolamento. Os números citados no começo desta reportagem não contabilizaram os números da referida casa hospitalar.

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile