Menu
em

Documentário produzido em PG é exibido na Alemanha

O bicentenário da imigração alemã é celebrado neste ano no Brasil, e foi um dos estímulos para a produção do filme

Newton Schner Jr., durante a exbição do documentário ponta-grossense, em Berlim / Foto: Divulgação

Um vídeo-documentário produzido em Ponta Grossa foi exibido, no final do mês passado, em Berlim, na Alemanha. A produção destaca a importância do município dentre os diversos lugares ao redor do mundo nos quais a presença dos imigrantes representa uma troca de culturas e surgimento de novas práticas. O foco da exibição foi o público interessado em cultura e línguas.

O documentário participou do edital de artes visuais promovido pela Secretaria Municipal de Cultura por ocasião do bicentenário de Ponta Grossa, tendo sido aprovado e exibido em algumas escolas públicas e outros ambientes culturais.

Intitulado “Teuto-Princesinos – as contribuições da imigração alemã para a formação de Ponta Grossa” foi produzido e dirigido por Yuri Marcinik e Newton Schner Jr.

Assista ao vídeo-documentário:

Três foram os entrevistados: Jeane Eckert, que se ocupou por mais de 30 anos do ensino do alemão na cidade; Carlos Mendes Fontes Neto, presidente da Associação Germânica dos Campos Gerais; e Hans Strasburger, conhecido no ramo cervejeiro.

“O objetivo do documentário foi mostrar o impacto da imigração alemã para a formação da nossa cidade a partir de distintas facetas, desde recortes históricos até memórias afetivas,  bem como a ponte Brasil-Alemanha”, explica Newton Schner Jr.

O filme relembra desde a criação das primeiras colônias que deram origem a muitos bairros da cidade, passando pelos registros na arquitetura que resiste ao tempo, nas instituições de ensino, igrejas, ambientes de sociabilidade, na imprensa, na música, no comércio e em inúmeras manifestações culturais como um todo.

“Quando falamos em clubes como o Verde ou o Guaíra, em construções como a Villa Hilda ou o Edifício Guilherme Naumann, em um colégio Santana ou uma igreja Bom Pastor, em Münchenfest, em  ‘vina’ ou ‘pão no Bafo’,  entre tantas outras coisas, estamos falando sobre a presença alemã na cidade”, destaca Schner Jr, ponderando que, durante as comemorações do bicentenário, quase nada foi dito sobre essas contribuições.

Exibições

Ao longo deste ano de 2024, por conta das comemorações do bicentenário da imigração alemã no Brasil, existem novos convites de exibição do vídeo tanto no Brasil quanto na Alemanha.

Evento

O evento em Berlim foi organizado pelos institutos Internationale Medienhilfe e Verein Deutsche Sprache, em colaboração com o Centro de Línguas Germania de Ponta Grossa. Paar Newton Schner Jr, a reação foi positiva. “O público teve muita interação tanto antes quanto depois da exibição do documentário. Muitas perguntas foram feitas, bem como outras observações sobre o contexto histórico da imigração alemã para o Brasil”, recorda.

Público-alvo

O conteúdo está voltado em primeira instância para a própria comunidade princesina. Mas o documentário também pode interessar a pessoas que gostam dessa temática da imigração alemã, de história regional, entre outros. O fato do “Teuto-princesinos” ter sido legendado em alemão também torna a produção muito útil para que pessoas em outras partes do mundo, em especial nos países de língua alemã, possam se interessar pela história de Ponta Grossa e, a partir disso, reestabelecer um contato além-mar.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile