em

Dobra o total de contribuintes na malha fina em Ponta Grossa e região

Foto: Divulgação

O total de contribuintes de Ponta Grossa e região que estão na malha fina neste ano mais do que dobrou em relação ao ano passado: são 4.075, ante 1.852 em 2020. Os dados foram repassados à reportagem do jornal Diário dos Campos e portal dcmais pela delegacia regional da Receita Federal, que abrange 64 municípios do entorno de PG.

Isso representa 1,7% do total de declarações do imposto de renda da pessoa física (IRPF) entregues neste ano e, segundo o Fisco, o principal motivo local das retenções na malha fina são  a omissão de rendimentos sujeitos ao ajuste anual (49%), deduções da base de cálculo (23%) e divergências entre o que consta em declaração das empresas e o que foi declarado pelo contribuinte (19%). 

Dos 4.075 contribuintes de Ponta Grossa e região que caíram na malha fina, 3.211 têm imposto a restituir, 774 a pagar e 90 contam com saldo zero.

O que fazer

A orientação é de que todos que declararam IRPF neste ano e não foram restituídos em nenhum dos cinco lotes mensais acessem o site da Receita Federal e verifiquem o status de processamento da declaração e façam a eventual retificação de dados inconsistentes, através da opção “Onde encontro?/Extrato da DIRPF”.

“Caso o contribuinte constate que a sua declaração está correta, há duas possibilidades: a) aguardar intimação da Receita Federal para apresentação dos documentos necessários à explicação da pendência; ou b) antecipar a apresentação dos documentos conforme orientações constantes do menu Meu Imposto de Renda, na página da Receita Federal”, afirma a delegacia regional.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.