em

Distrito Industrial pode ter centro para treinamento em segurança

Área de posto dos bombeiros pode ter novo uso / Foto: Divulgação PMPG

A Prefeitura de Ponta Grossa analisa a possibilidade de instalar, no Distrito Industrial de Ponta Grossa, um Centro Integrado de Capacitação para equipes do setor de segurança. O assunto foi tratado na manhã desta terça-feira (13), em reunião que contou com a prefeita Elizabeth Schmidt, o vice-prefeito Saulo Hladyszwski, e a secretária de Cidadania e Segurança Pública, Tânia Sviercoski.

A ideia foi debatida durante visita ao posto do 2º Grupamento de Bombeiros (2º GB), instalado no local. A prefeita conheceu as instalações e discutiu com os representantes das forças de segurança sobre a criação de um espaço onde Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Defesa  Civil e Corpo de Bombeiros poderiam desenvolver seus treinamentos e cursos. Atualmente, cada órgão realiza seus cursos em locais específicos, e intenção é ter um lugar estruturado de forma a ser utilizado por todos.

Posto desativado

Conforme detalhado no site do 2º GB, a área proposta para uso tem cerca de 10 mil metros quadrados, e foi destinado aos bombeiros em 1992 pela prefeitura. Ali foi implantado no local um centro de treinamento para o desenvolvimento e adestramento dos bombeiros da unidade, assim, foi criado o Centro de Capacitação Técnica (CCT), inaugurado em dezembro de 1996.

Atualmente, a área conta apenas com um bombeiro que permanece de prontidão, mas o posto está ativo. Isto é, não tem viatura operacional no local. A possibilidade de reativar o uso do local foi tema de reunião entre representantes dos bombeiros e do município em 2013, mas nenhuma novidade foi anunciada desde então.

Autoridades

Participaram do encontro o comandante do 2º Grupamento de Bombeiros, tenente-coronel Carlos Alberto, o tenente-coronel comandante do 1 BPM, Leonel Beserra; a comandante da CGM, Maribel Krum; o coordenador da Defesa Civil de Ponta Grossa, Alessandro de Macedo; o  diretor da unidade de progressão da Penitenciária de Ponta Grossa, Bruno José Propst; o capitão do 2º GB, Renan Bortolassi; o comandante da 5° Companhia do Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual, capitão Márcio Verner; e o coordenador de ensino do Centro de Formação da Guarda Civil Municipal, Pedro Sebastião. (Com informações da assessoria de imprensa da PMPG)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.