em

Distribuidoras e postos subiram preços antes da Petrobras autorizar?

Preços variam muito: alguns postos estão vendendo gasolina acima de R$ 7,30

O Procon de Ponta Grossa recebeu informações que distribuidoras de combustíveis retiveram estoques como estratégia para vender diesel e gasolina antigos já com os novos preços, autorizados pela Petrobras. Também recebeu denúncias que distribuidoras passaram a vender combustíveis aos postos com preços reajustados antes do aumento autorizado pela estatal brasileira, que foi anunciado na quinta-feira (10), mas só entra em vigor nesta sexta-feira (11).

Por outro lado, o Procon também foi informado que postos de combustíveis da cidade simplesmente suspenderam as vendas de gasolina e diesel na quinta-feira. O objetivo foi segurar o combustível comprado com o preço antigo e revender com os novos preços, que estão causando indignação. Um consumidor disse à reportagem que na manhã de quinta foi abastecer e “o frentista disse que a gasolina tinha acabado”. Essas três situações caracterizam abuso conforme a Lei de Proteção ao Consumidor e são passíveis de punição.

O coordenador do Procon de PG, Leonardo Werlang, disse que o órgão está monitorando a situação e reforçou a importância do consumidor formalizar as denúncias junto ao órgão: “Para que sejam inibidas ações neste sentido é essencial que a população, assim como os donos de postos de combustíveis, denunciem os casos ao Procon. É a partir do registro que podemos verificar as situações e promover os devidos encaminhamentos no intuito da manutenção das boas práticas junto ao setor”.

Serviço – Procon Ponta Grossa

Endereço: Rua Balduíno Taques, 445, 2º andar, Centro – Prédio Clube Guaíra

Atendimento para informações e reclamações: das 8h às 18 horas, de segunda a sexta-feira

Agendamentos e dúvidas: (42) 3220-1045

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.