Menu
em

Diretores de escolas estaduais manifestam contra afastamento dos cargos

Foto: Fábio Matavelli

Luana Souza

Representantes das escolas estaduais de Ponta Grossa realizaram manifestação na tarde da última segunda-feira (21) em sinal de protesto ao afastamento de oito diretores pelo Núcleo Regional de Educação. A ação ocorreu na frente da Biblioteca Pública Municipal e percorreu por algumas ruas da cidade.

De acordo com a APP Sindicato, que representa os educadores estaduais, o afastamento dos profissionais de seus cargos ocorreu na última sexta-feira (18). Os atuais mandatos se encerrariam no fim deste ano, mas as eleições marcadas para 9 de dezembro– que definiria os novos gestores para o período de 2021 a 2024 – foram suspensas por decisão liminar da 5ª Vara da Fazenda Pública de Curitiba.

Os Núcleos de Educação, juntamente com a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, realizaram então a prorrogação dos mandatos de diretores até 9 de julho de 2021. Ocorre que na última sexta-feira, sete diretores de Ponta Grossa e um diretor de Carambeí, foram chamados até o Núcleo de Educação e comunicados que os seus contratos não seriam prorrogados. A justificativa foi a de que as escolas não teriam se adaptado à gestão escolar no sistema de aulas não presenciais durante a pandemia.

“Vemos isso como uma medida autoritária, pois cada escola tem a sua realidade e dependem de diversos fatores. Muitos alunos, por exemplo, não têm internet em suas casas e fizeram as atividades no papel. E os diretores estão sendo penalizados por algo que eles não tiveram culpa”, apontou o professor Tércio Alves do Nascimento, presidente da APP Sindicato de Ponta Grossa.

Entre os colégios estaduais que tiveram os diretores destituídos de suas funções estão o Santa Maria, 31 de Março, Becker e Silva, Regente Feijó, Presidente Kennedy, Borel Du Vernay, General Osório e Eurico Batista Rosas (de Carambeí).

“A pandemia não é culpa dos diretores. Encontramos muitas dificuldades de pais que não tinham acesso à internet para que os alunos pudessem assistir as aulas pelo Classroom. Além disso, o Governo do Estado deveria ter aguardado o resultado do rendimento dos estudantes que foi fechado no dia 18 para verificar os índices de aprovação”, apontou Tércio.

Em nota, a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte informou que os diretores podiam optar pela prorrogação ou não de seus mandatos. “Dos que optaram por permanecer no cargo no NRE Ponta Grossa, apenas oito tiveram o pedido negado. Um outro candidato não pode concorrer por prestação de contas incorretas”, informou a nota.

Ainda segundo a nota, o Núcleo Regional de Educação levou em conta a realidade das escolas e avaliou critérios como a participação dos estudantes nas aulas remotas, frequência nelas, atividades realizadas, aulas ofertadas pelos professores das escolas e efetividade dos alunos que pegaram materiais impressos. Informações apontam que os secretários de cada colégio irão responder pelas funções até que um novo diretor assuma o cargo. A pasta, no entanto, não confirmou esta questão.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile