em

Diário dos Campos completa 115 anos de informação nesta quarta

Jornal impresso evoluiu para plataformas digitais e conteúdos audiovisuais

O Jornal Diário dos Campos completa, nesta quarta-feira (27), 115 anos de história. A primeira edição do jornal impresso circulou em 27 de abril de 1907. Iniciou como Jornal O Progresso e, tendo um nome como esse, não poderia permanecer sem constante evolução. Acompanhou e favoreceu o crescimento da cidade, se envolveu e noticiou debates políticos e de interesse dos cidadãos. Tornou sua circulação diária em janeiro de 1913, quando se consolidou o novo nome: Diário dos Campos, que se mantém como o mais antigo em circulação no Paraná.

Diário dos Campos

Em sua rotina, foram centenas de colaboradores, desde a direção pelo maestro Jacob Holzmann em sua fundação, passando pelos textos e comando do jornalista Hugo dos Reis, até atual produção de conteúdo focada também nas demandas de redes sociais e leitura em celulares.

“São 115 anos de história, e contando a história, dos Campos Gerais e de Ponta Grossa”, destaca o diretor-presidente do Grupo Diário dos Campos de Comunicação, Wilson Oliveira, que ocupa o cargo há 23 anos.

Mantendo a essência de informar, o Diário dos Campos vai além dessa tarefa. Seu conteúdo editorial sempre esteve atrelado à responsabilidade de apresentar opiniões contraditórias e que favoreçam discussões pertinentes ao desenvolvimento dos Campos Gerais.

As páginas do DC, para além do noticiário, comportam artigos, crônicas, cartuns, além de traduzir em imagens fotográficas muitos dos acontecimentos e registro de personalidades que compõem a cidade de Ponta Grossa e entorno.

Digital

As adaptações do jornal às novas rotinas e comportamentos da população são constantes e a maioria delas passa despercebida. Outras são mais evidentes, como as realizadas nos últimos três anos.

O Diário dos Campos fortaleceu sua marca do ambiente digital, com impulso na publicação de conteúdos ampliados e exclusivos em seu portal dcmais.com.br. Incrementou a publicação de lives, criou um estúdio especialmente para entrevistas em vídeo, e treinou a equipe jornalística para garantir maior rapidez da publicação das notícias sem a perda de qualidade.

O resultado é o jornalismo responsável de sempre, que prima pela checagem dos dados e fatos, mas não foge à regra de ouro do mundo contemporâneo, no qual a velocidade de informar é tão importante quanto informar corretamente.

Impresso

Neste ano, a edição impressa também recebeu uma série de ajustes, sendo a mais significativa delas a mudança no formato. O standard deu lugar ao berliner, como forma de propiciar melhor adequação dos conteúdos online à versão em papel e tornar a leitura mais prática. 

As páginas continuam trazendo as principais notícias dos setores de cidadania, política, esporte, cultura e economia e todos os temas que gravitam em torno dessas editorias.

Dessa forma, o DC busca atender o público leitor que não deixa de lado o ritual de folhear o jornal tomando o café da manhã, enquanto também leva informação direta via Whatsapp, Twitter, Facebook e Instagram.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.