Com a chegada do Dia das Crianças, as vendas de brinquedos têm crescido nas lojas de Ponta Grossa. A data é uma das melhores para os comerciantes que atuam no setor de brinquedos, roupas e calçados, sendo um Natal antecipado para os lojistas.
De acordo com a pesquisa realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR) e pelo Sebrae/PR, 66,9% dos paranaenses pretendem presentear no próximo dia 12 de outubro. O principal motivo para não presentear é não ter uma criança no círculo familiar ou social.
Tipos de presente
Obviamente, os brinquedos despontam na preferência e serão a escolha de 69,6% dos consumidores, percentual bastante acima dos 55,6% mencionados na sondagem do ano passado.
Salete Gepert, mãe da Sarah de 9 anos, já estava procurando o presente da filha nas lojas de Ponta Grossa. “Eu devo gastar uns R$ 200 no presente que ela pediu. Vai ser uma boneca que ela tanto gosta”, revela.
Além dos brinquedos, roupas e calçados tiveram queda de intenção de compra, ao passarem de 45,7% das menções em 2022 para 28,7% neste ano. Os jogos educativos também devem ter redução esse ano, com apenas 5,3% das citações, ante 9,6% em 2022. Da mesma forma, os livros, que em 2022 receberam 5,1% das intenções de compra, este ano têm somente 2,8% das menções.
A escolha do presente será feita principalmente por quem fará a compra, com 71,7%. Mas uma parcela considerável, de 36,8%, vai deixar a criança escolher o que quer ganhar.
Tíquete médio
O tíquete médio será de R$ 144,80, uma redução de 7,5% em relação ao ano passado. Ainda assim é o segundo maior tíquete da série histórica.
Grande parte dos presentes (40,4%) custará até R$ 100,00, principalmente por se tratar de brinquedos, itens considerados – pelos adultos – menos essenciais do que roupas e calçados e que por isso geralmente recebem menor investimento.
Por outro lado, 23,7% dos paranaenses planejam desembolsar mais de R$ 200,00 na compra do presente para o Dia das Crianças.
Local da compra
Com 29,8%, a internet será o local preferido para as compras dos presentes, seguida pelas lojas de shopping, com 26,5%. O comércio de rua soma 36,3%, sendo 18,4% nas lojas de bairro e 18% nas lojas do centro.
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