Menu
em

Dia das Crianças aquece o comércio de Ponta Grossa

Expectativa dos lojistas da cidade é de uma alta de pelo menos 5% nas vendas da data, que é a terceira mais forte do comércio

Brinquedos devem ser os itens mais buscados, mas a compra exige atenção quanto à segurança do produto (Foto: José Aldinan)

Terceira data do ano mais forte para o comércio, atrás apenas do Natal e do Dia das Mães, o Dia das Crianças está gerando otimismo para os comerciantes brasileiros. Em Ponta Grossa, por exemplo, a expectativa é que comparado ao ano passado o feriado registre uma alta de pelo menos 5% nas vendas.

A estimativa é do presidente do sindicato dos lojistas (Sindilojas) e secretário municipal de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, José Loureiro. “O nosso comércio está bem aquecido, apresentando altas constantes. Também acreditamos que esse Natal deva ser bem melhor que o de 2020”, avalia ele.

A nível paranaense a perspectiva é semelhante: pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR) aponta que neste ano mais de 3 a cada 5 paranaenses pretende presentear neste 12 de outubro; 65,6%, em termos percentuais, ante os 61% registrados no ano passado. E, de acordo com a sondagem, entre os 27,1% que não planejam comprar presentes o principal motivo é não ter criança em casa ou no seu círculo de relações.

Já uma pesquisa nacional, feita pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), é ainda mais otimista e prevê que este ano deve ter o maior faturamento do comércio varejista nacional para a data desde 2015. Após o ano passado registrar o menor valor desde 2019, a expectativa da CNC é de que para 2021 a alta seja de 14%, já descontada a inflação.

Presentes

De acordo com a sondagem da Fecomércio, no estado o presente mais comprado será o tradicional brinquedo (62,9%). Na sequência estão os jogos educativos (30,9%), vestuário e calçados (27,8%) e livros e afins (17,4%). Entre os entrevistados, 1 a cada 5 (20,1%) disseram que as crianças poderão escolher o que desejam ganhar.

O tíquete médio deve ser um pouco maior, em torno de R$ 112,93, ante os R$ 111,99 em 2020. Os presentes serão dados principalmente (53,7%) pelos pais. Padrinhos e madrinhas correspondem a 39% e o restante tem outro grau de parentesco ou nenhum. A maioria (66%) vai presentear uma ou duas crianças.

Alerta do Inmetro

Para o Dia das Crianças, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) alerta os consumidores para prestar atenção na segurança dos brinquedos. Para ajudar na hora da compra, a entidade resumiu algumas recomendações relativas à segurança. 

Entre elas está procurar sempre pontos de venda legalmente estabelecidos; comprar somente brinquedos que contenham o selo de identificação da conformidade com a marca do Inmetro, sejam eles nacionais ou importados; selecionar o brinquedo considerando a idade, o interesse e o nível de habilidade da criança; e na hora da compra, exigir a nota fiscal, tíquete do caixa, recibo ou equivalente que somente empresas legalizadas possuem.

Comércio de PG vai abrir no feriado de Dia das Crianças

O comércio de Ponta Grossa vai poder abrir no feriado de terça-feira (12 de outubro). Enquanto que nas lojas de rua está autorizado o funcionamento das 13h às 19h, nos shoppings o funcionamento segue o horário de atendimento especial de feriado: tanto no Palladium, quanto no Total a praça de alimentação funciona das 11h às 22h e as lojas e quiosques das 14h às 20h.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile