Menu
em

Detentos de Castro e Reserva serão transferidos para Ponta Grossa

Obras Cadeia Pública Ponta Grossa

Presos vão para a nova cadeia pública de PG, que será inaugurada em abril. Foto: José Aldinan

O secretário da Segurança Pública do Paraná, Rômulo Marinho Soares, anunciou durante reunião da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG), em Piraí do Sul, o fechamento das Cadeias Públicas de dois municípios da região. Os detentos de Castro e Reserva serão transferidos no mês de maio para a nova cadeia de Ponta Grossa, que será inaugurada em 8 de abril.

Detentos de Castro e Reserva

Em Castro, após a transferência dos presos, o prédio da Cadeia será demolido e, futuramente, a Prefeitura vai usar o espaço conforme a necessidade da administração.

O prefeito de Castro, Moacyr Fadel Júnior, destacou que a retirada da carceragem da área central é uma reivindicação antiga da população. “É uma grande notícia para o povo de Castro. Após muitos anos, vamos tirar a carceragem do Centro da cidade”, disse Fadel em agradecimento ao Governo do Estado.

A nova cadeia pública de Ponta Grossa, que vai receber os detentos das cidades vizinhas, terá 752 novas vagas para o sistema prisional dos Campos Gerais. O investimento na estrutura é de mais de R$ 20 milhões com recursos dos governos Federal e Estadual.

Demandas

No encontro em Piraí do Sul, os gestores ressaltaram os principais gargalos da região dos Campos Gerais em relação à Segurança Pública. Todas as questões vão fazer parte de um documento que será entregue à Secretaria pela AMCG nos próximos dias. A falta de efetivo, viaturas e infraestrutura nos municípios, principalmente nos menores, foram levantadas.

“Sabemos que há problemas crônicos, como a falta de efetivo, por exemplo. Mas queremos atuar com a parceria entre Estado e municípios para contar com um atendimento melhor para a população”, diz Fadel, que também ocupa o cargo de presidente da AMCG.

‘Olho Vivo’

A região também está se estruturando para receber o projeto ‘Olho Vivo’, do Governo do Estado. Com câmeras de vigilância instaladas nos municípios, a Secretaria pretende ampliar o monitoramento.

“Teremos 31 salas de monitoramento no Estado, sendo uma delas em Ponta Grossa”, garante o chefe do núcleo de Engenharia e Arquitetura da Secretaria de Estado de Segurança, o tenente coronel Ivan Fernandes. A escolha dos municípios ocorreu pelos índices de criminalidade.

Investimentos

Entre ações já realizadas, a equipe da Secretaria de Segurança Pública do Estado citou o novo quartel do Corpo de Bombeiros de Jaguariaíva. O investimento foi de R$ 1.242.594,73 e o local está em funcionamento.

As obras da Cadeia Pública de Ponta Grossa também ficaram em destaque. Segundo o Governo, elas estão em finalização: 85% concluídas.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile