em

Deputado Sergio Souza fala sobre atuação na Câmara Federal

Foto: Fabio Matavelli

Em entrevista ao dcmais e Jornal Diário dos Campos nesta terça-feira (20), o deputado federal Sergio Souza (MDB), presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária FPA destacou os principais pilares da gestão que serão discutidos no biênio 2021/2022. Acompanhado do vereador de PG, Julio Küller, Souza também falou sobre a organização do partido para as eleições de 2022.

De acordo dom ele, além de trabalhar a agricultura como um todo, a FPA elegeu dois pilares na gestão: a mitigação dos efeitos negativos em relação ao agro e a segurança jurídica ao setor produtivo. “Precisamos mitigar diante da sociedade os efeitos negativos do Brasil no mercado internacional, a respeito de assuntos como aplicação de defensivos, que não correspondem à realidade dos fatos e prejudicam o país”, destaca. Já a segurança jurídica, aponta o deputado, passa por temas como a regularização fundiária, licenciamentos ambientais e demarcação de terras indígenas.

Fundo Partidário

O deputado também falou sobre a votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2022, que aprovou o aumento do fundo eleitoral de R$ 2 bi para R$ 5,7 bilhões em 2022. O MDB esteve entre os partidos que orientou para a aprovação da proposta. Sergio Souza afirma que o fundo eleitoral não chega em toda a base, mas se concentra em alguns níveis, normalmente em candidatos que já detém mandato.

Para o deputado, autor de uma emenda apresentada ao texto da reforma política que estabelecia que partidos e candidatos poderiam continuar a receber recursos financeiros de empresas e pessoas físicas para as campanhas eleitorais e que foi rejeitada, a medida daria mais oportunidades da sociedade participar do processo. “O fundo eleitoral não chega à base dos partidos. Mesmo que se triplique o valor, ainda é insuficiente. Por isso defendo o retorno do financiamento privado das campanhas”, completa.

Voto auditável e concessões

Sobre a discussão que vem ganhando repercussão nos últimos dias, que é a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 135/19, que institui o voto impresso auditável nas eleições, Sergio Souza acredita que o sistema eleitoral brasileiro não tenha fraude. “Já vimos direita ganhar, esquerda ganhar. Quem achamos que ia ganhar, acabou perdendo, e vice-versa. Mas, se for algo para aumentar o exercício da democracia, não vejo problema. O problema é o custo disso”, frisa. “Se for para reforçar a democracia, acho que é bom”, completa Küller.

Souza também destaca a discussão sobre o novo modelo de concessão das rodovias paranaenses. “Esta discussão está sendo possível porque quando fui relator da Nova Lei das Concessões [MP 752], inserimos um dispositivo na nova lei que não permitia a renovação automática dos convênios, trabalho que agora tem reflexo em todo Estado e que vai permitir um novo modelo de concessão, com tarifas menores”, completa. (Patrícia Lucini)

Pré-candidatura de Julio Küller a deputado federal

Durante a entrevista ao vivo ao dcmais e Jornal Diário dos Campos, o presidente da comissão provisória do MDB no Paraná, deputado federal Sergio Souza, destacou o convite para que o vereador Julio Küller seja pré-candidato do partido a deputado federal nas eleições de 2022. “Estou à disposição do partido”, aponta o vereador, que vai integrar a chapa comandada por Sérgio Souza nas eleições do MDB no dia 31.

Além de Ponta Grossa, o deputado federal e presidente da comissão provisória do MDB no Paraná teria na agenda a visita a outras cidades da região. “Faz tempo que não temos um representante da sigla no Executivo municipal dos Campos Gerais ou mesmo na Assembleia Legislativa do Estado e na Câmara Federal. Queremos trabalhar para mudar cenário; para chegar lá precismos passar por um processo de reestruturação”, completa do deputado.

Acompanhe a entrevista:

Ao vivo: deputado Sergio Souza fala sobre atuação na Câmara Federal

Em entrevista ao dcmais nesta terça-feira (20), o deputado federal Sergio Souza (MDB) fala sobre a atuação na Câmara Federal. O deputado, presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária fala sobre as prioridades do grupo e os principais projetos do setor em pauta no Congresso.

Posted by Diário Dos Campos on Tuesday, July 20, 2021

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.