em

Operação do Depen apreende celulares no Hildebrando

O Departamento Penitenciário do Paraná (Depen-PR) desencadeou, na manhã de segunda-feira (12), uma operação no presídio Hildebrando de Souza, em Ponta Grossa. Denominada de Nous – termo grego que significa conhecimento – a ação teve a finalidade de realizar uma revista geral nas galerias da cadeia.

Um dos principais objetivos foi identificar materiais ilícitos dentro das celas, além de verificar a estrutura do local e movimentação carcerária para ampliar o nível de segurança e controle do estabelecimento penal. Durante a verificação, foram apreendidos celulares, baterias e carregadores. Também foram encontrados e apreendidos demais objetos que passarão por uma análise.

Equipes da Seção de Operações Especiais (SOE), Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Municipal de Ponta Grossa participaram da operação, totalizando cerca de 100 policiais. De acordo com o Depen, a inspeção e presença constante nos estabelecimentos penais das equipes especializadas do Departamento Penitenciário tem sido a marca das ações deste ano de 2019.

Curitiba

A Casa de Custódia de Curitiba também foi alvo da operação. A ação batizada de Esparta – cidade da Grécia antiga, a qual possuía exército conhecido pela força guerreira, austera e firme -, tem por objetivo realizar procedimento de inspeção nas dependências da CCP.

Participaram dos trabalhos integrantes do SOE, agentes penitenciários da própria unidade e também de outras penitenciárias da região. O objetivo foi apreender materiais proibidos (celulares, drogas, anotações, entre outros) e implantar novos procedimentos de segurança na rotina da CCP.

Relembre

Na última semana, uma inspeção semelhante aconteceu na Penitenciária Estadual de Ponta Grossa. O objetivo foi avaliar as condições das celas e buscar ilícitos que estariam em posse dos custodiados da unidade. A ação foi realizada pelos agentes penitenciários do próprio Depen. Ao final dos trabalhos, nenhuma alteração foi encontrada.

Já durante revista na Cadeia Pública de Guarapuava foram apreendidos 40 celulares, 57 estoques (facas de fabricação artesanal) e 205 gramas de substância análoga à maconha. Além disso, foram apreendidos, 15 baterias de celular, 23 carregadores e uma corda improvisada com retalhos.

 

Um dos principais objetivos foi identificar ilícitos e verificar a estrutura do local. (Foto: Depen/Divulgação)

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.