em

Depen confirma implantação de celas modulares em presídio

O Departamento Penitenciário do Paraná (Depen) confirmou na manhã de quarta-feira (29) a implantação de celas modulares ('shelters') para o presídio Hildebrando de Souza, em Ponta Grossa. O 'Cadeião' como é chamado tem sofrido com problemas graves na infraestrutura do prédio, mas também com relação a superlotação de presos. O local tem capacidade para apenas 200 vagas, no entanto, bateu recentemente o recorde de superlotação com pouco mais de 900 detentos na semana passada.

Após a fuga de 32 homens na tarde da última segunda-feira (27), representantes da sociedade se mobilizaram para buscar soluções emergenciais para aliviar a situação até a construção da Casa de Custódia. O assunto foi divulgado na edição de quarta pelo Jornal Diário dos Campos.

Uma das saídas para ajudar a aliviar o problema será a adequação destas celas em espaço dentro do próprio presídio. Elas são equipadas com camas, banheiro e têm capacidade para até seis presos. De acordo com informações da assessoria de comunicação do Depen, após um levantamento realizado pela direção do Hildebrando, foi constatado que a cadeia poderá ter de quatro a seis destas celas.

"Ainda estamos em fase de estudo e, na próxima semana, uma equipe de engenharia da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp) irá avaliar o local onde as celas será instaladas para verificar o solo e outras questões técnicas", informou o departamento.

O anúncio das celas foi feito após uma reunião realizada entre o deputado estadual, Márcio Pauliki (PDT); o secretário estadual de Segurança, Wagner Mesquita e a direção do presídio ocorrida nesta semana.

"Estas celas modulares adquiridas têm tamanho adequado, banheiro, ventilação e condições muito melhores do que alguns distritos podem oferecer hoje. Não se tratam de contêineres, uma realidade do passado e incapazes de assegurar as condições adequadas aos presos", informou o secretário Mesquita.

Fuga

Forças policiais ainda estão mobilizadas na procura por 11 presos que seguem foragidos do Hildebrando de Souza. Ao todo, 32 detentos fugiram da 9ª galeria do presídio, por volta das 15h30 de segunda-feira (27), após cavarem um túnel. A fuga foi flagrada por agentes penitenciários de plantão que solicitaram reforço policial.

Presídio tem capacidade para 200 vagas, mas conta hoje com mais de 870 detentos. (Foto: Fábio Matavelli)

 

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.