Menu
em

Delegacia de PG apresenta balanço da criminalidade em 2018

A 13ª Subdivisão Policial de Ponta Grossa divulgou um balanço da criminalidade na cidade e demais municípios da região dos Campos Gerais, que abrangem a delegacia, comparando o 1° trimestre de 2017 com o mesmo período de 2018.

De acordo com o delegado-chefe da 13ª SDP, Danilo Cesto, o balanço foi feito com base no relatório estatístico criminal elaborado pela Coordenadoria de Análise e Planejamento Estratégico (Cape) da Secretaria de Estado da Segurança Pública, tendo como fonte os registros em boletins de ocorrência unificados.

"A Área Integrada de Segurança Pública (Aisp) onde o município de Ponta Grossa está inserido seguiu a tendência estadual de queda dos índices de criminalidade, onde houve forte redução dos crimes contra o patrimônio. Cerca de 7% dos crimes de furtos e 13,09% dos roubos apresentaram redução neste ano.

Também houve redução de 2,43% nos furtos de veículos e 28,69% nos roubos de carros em relação ao ano passado. Segundo o delegado, as maiores reduções foram nos ambientes comerciais, com menos 8,76% furtos e 31,11% menos roubos.

Os crimes cometidos contra a pessoa, inclusive crimes de lesões corporais e de ameaças, também tiveram redução. Houve ainda aumento dos relatos envolvendo casos cometidos contra a dignidade sexual.

"Da análise desses números, percebe-se que o empenho das forças de segurança continua forte nesta área e, em especial nesta cidade, onde as polícias estaduais têm o reforço da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e da Guarda Municipal", destaca o delegado.

Homicídios

O número de homicídios ocorridos até o final do 3º trimestre deste ano já iguala ao número de mortes ocorridas durante todo o ano passado, com 40 mortes violentas em Ponta Grossa.

Tráfico

Já as ocorrências envolvendo tráfico de drogas aumentaram 5,60%  e, de acordo com Danilo Cesto, o resultado significa que foi dada maior ênfase no combate a esse tipo de delito.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile