Menu
em

Defesa é calcanhar de Aquiles do Operário

Foto: André Jonsson / OFEC / Arquivo

O Operário Ferroviário nunca teve um desempenho de defesa tão fraco desde que voltou à Série B do Campeonato Brasileiro. Para piorar, o Fantasma sofreu deficit de zagueiros ao longo da competição, o que deixou o setor mais instável. São esses fatores que a equipe precisa superar; a começar pelo jogo deste sábado (13), às 11h, contra o Sampaio Corrêa, no Germano Krüger.

A dupla de zaga para o duelo é incerta. O clube contratou nesta semana os zagueiros Gustavo Alcino, que jogou a Série D pelo Castanhal (PA), e Lucas Souza, que disputava a Série C pelo Altos (PI). Os dois foram registrados no BID na noite de ontem (11).

Antes disso, o Fantasma só tinha Reniê à disposição para a partida. Thales cumpre suspensão por causa da expulsão contra o Grêmio. Os dois, inclusive, passam por péssima fase e estão sendo bastante criticados pela torcida.

Contratações

Pode-se dizer que as contratações de Gustavo Alcino e Lucas Souza ocorreram de forma emergencial. Isso porque, em questão de uma semana, o Operário viu a sua defesa colapsar. Ronald rescindiu contrato e Willian Machado se contundiu na partida contra o Náutico. O zagueiro vai ficar quase dois meses fora de atividade.

Soma-se a isso as graves contusões de Rafael Bonfim, que não joga há mais de um ano, e Alemão, que só volta aos gramados na próxima temporada. Restaram Thales e Reniê do elenco que começou o ano.

Números

As estatísticas comprovam que o desempenho defensivo do Operário em 2022 é o mais fraco dos últimos anos. Na 16ª colocação, com 24 pontos, o time tem a pior defesa da Série B ao lado do Náutico. São 31 gols sofridos em 23 partidas.

É quase a mesma quantidade que o clube sofreu em toda a Série B 2020, quando terminou com 34. No ano anterior, havia sofrido 41. No ano passado, foram 46 ao todo. Se não melhorar, o número de gols sofridos em 2022 vai superar 50.

Adversário

Para dificultar a missão, o Sampaio Corrêa está em boa fase. São apenas duas derrotas nos últimos sete jogos. O representante do Maranhão está em 7° lugar, com 32 pontos, e pode sonhar com a briga pelo acesso. Em contrapartida, ainda não venceu como visitante na Série B (três empates e nove derrotas).

Outro ponto de destaque é que o Sampaio tem o artilheiro do campeonato: Gabriel Poveda, autor de 12 gols.

Ficha Técnica

Operário: Vanderlei; Arnaldo, Gustavo Alcino, Reniê (Lucas Souza) e Fabiano; Ricardinho, Rafael Chorão e Tomás Bastos; Felipe Garcia, Paulo Victor e Getterson (Kalil). Técnico: Matheus Costa

Sampaio Corrêa: Gabriel Batista (Matheus Poletine); Maurício, Joécio, Allan e Pará (Lucas Hipólito); André Luiz, Ferreira e Rafael Vila; Léo Tocantins, Nadson e Gabriel Poveda. Técnico: Léo Condé

Data/Horário: 13/08/2022 (sábado), às 11h
Local: Estádio Germano Krüger, em Ponta Grossa (PR)
Arbitragem: Alisson Sidnei Furtado (TO) auxiliado por Cipriano da Silva Sousa (TO) e Fernando Gomes da Silva (TO) | VAR: Wagner Reway (PB)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile