Menu
em

Decreto cria regras para circulação de cães de assistência em PG

foto ilustrativa/Divulgação Petlove

A cidade de Ponta Grossa agora tem regras definidas para circulação de cães de assistência em locais públicos e privados.

De acordo com a publicação em Diário Oficial do Município, o Decreto nº 24.133/2024 explica que a entrada e permanência dos cães de assistência nos locais será permitida desde que obedeçam as determinações estabelecidas.

O cão deverá estar identificado e cadastrado e poderá entrar e permanecer nos locais públicos, privados, além do transporte coletivo e individual de passageiros. Os cães só não poderão entrar em áreas consideradas críticas, como estabelecimentos de saúde nos setores de isolamento, quimioterapia, transplante, assistência de queimados, centro cirúrgico, central de material e esterilização, unidade de tratamento intensivo e semi-intensivo.

O decreto ainda determina outras áreas onde os cães não terão entrada permitida: áreas de preparo de medicamentos, farmácia hospitalar, em áreas de manipulação, processamento, preparação e armazenamento de alimentos e em casos especiais ou determinados pelas Comissões e os Serviços de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH/SCIH).

O que é um cão de assistência?

Cães de assistência são animais que, por meio de treinamento especializado, desenvolvem habilidades para melhorar a autonomia de pessoas com deficiências ou transtornos. No caso de crianças com TEA (Transtorno do Espectro Autista), esses cães recebem um treinamento específico para auxiliá-las em tarefas que possam representar desafios. Além disso, são capazes de identificar e interromper comportamentos autolesivos e ajudar a acalmar colapsos emocionais.

Leia mais: Novo semáforo entra em funcionamento no Centro de PG

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Deixar uma Resposta

Sair da versão mobile