Menu
em

Deck é retirado de forma definitiva da Praça da Catedral

Nesta semana equipes do governo municipal já plantaram flores no local onde estava o deck (foto: José Aldinan)

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Ponta Grossa afirmou através de uma postagem nas redes sociais, que o deck que foi retirado da Praça Marechal Floriano Peixoto, conhecida como Praça da Catedral, não será colocado novamente.

No dia 26 de setembro, a reportagem do jornal Diário dos Campos e portal DCmais havia questionado a prefeitura o motivo da retirada do deck do local. O município havia respondido que a estrutura estava em manutenção.

Porém, nesta semana, equipes do governo municipal já plantaram flores no local onde estava o deck. “O deck foi removido por estar em más condições e não havia interesse dos comerciantes no entorno. Em seu lugar, o espaço agora destaca a essência da natureza com gramas frescas e vibrantes flores”, diz a postagem.

Investimento

A estrutura fazia parte de um investimento que o governo municipal fez no ano de 2020, quando instalou o deck, e ainda colocou bancos novos, plantio de flores e grama para revitalizar o espaço. Na época, o investimento foi de R$ 30 mil.

Pedido de retirada do deck

Em junho de 2022, o Grupo Sherlock Holmes Cultura, iniciativa de ponta-grossenses que buscam a preservação da memória e cultura da cidade, pediu que o governo municipal tirasse a estrutura dos decks na praça.

De acordo com o grupo, as peças foram montadas em março de 2020, pouco depois de a praça ter sido incluída no inventário de patrimônio cultural, o que impediria intervenções que mudassem seu aspecto até a votação sobre o tombamento definitivo.

Em resposta, na época do questionamento, a prefeitura afirmou que “o tombamento considera a situação/condição do imóvel, no caso da praça, na data do tombamento preliminar, ou seja, não visa resgatar o paisagismo ou características de quando a praça foi construída. Sobre os decks, se tratam de mobiliários urbanos que hoje cumprem uma função social de ocupação e sua permanência será analisada no decorrer”.


“O deck foi removido por estar em más condições e não havia interesse dos comerciantes no entorno”, diz a postagem da Secretaria de Meio Ambiente

Leia mais: Prefeitura de PG retira deck da Praça da Catedral

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile